Campanha de Conscientização sobre Climatério já é lei em Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 15/12/2025 11h20, última modificação 15/12/2025 13h53
Ações de conscientização serão realizadas, anualmente, em outubro.
Campanha de Conscientização sobre Climatério já é lei em Curitiba

Os sintomas do climatério podem incluir depressão, irritabilidade, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios menstruais e diminuição da libido. (Foto: Canva)

Aprovada pela Câmara de Vereadores em outubro, a lei que incluiu a campanha permanente de conscientização sobre o climatério no calendário de eventos de Curitiba já está valendo na capital. A norma é de autoria de Rafaela Lupion (PSD) e tem objetivo de informar a população sobre as mudanças físicas e emocionais associadas a esta fase da saúde da mulher.

Leia também: Curitiba terá campanha de conscientização sobre climatério

A fase do climatério, marcada pela transição hormonal para a menopausa, é um processo natural da vida feminina, e apesar de atingir milhões de mulheres no Brasil, seus sintomas ainda são muitas vezes negligenciados. Este período ainda é cercado de tabus e desconhecimento.

Os sintomas do climatério podem incluir depressão, irritabilidade, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios menstruais, diminuição da libido, desconforto durante as relações sexuais, diminuição do tamanho das mamas e perda da firmeza, diminuição da elasticidade da pele, principalmente da face e pescoço, aumento da gordura circulante no sangue e aumento da porosidade dos ossos.

Milhões de mulheres passam por sintomas físicos e psicológicos que impactam diretamente sua qualidade de vida. É fundamental que o poder público promova informação e acolhimento”, disse Rafaela Lupion, durante a votação do projeto que deu origem à lei municipal 16.592/2025, que instituiu a campanha de conscientização em Curitiba. 

Climatério: tema foi abordado em podcast da CMC

Conforme a norma, todos os anos, em outubro, deverão ser realizadas atividades educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e ações preventivas e afirmativas de saúde. As ações deverão envolver as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) e Desenvolvimento Humano (SMDH), além da Fundação de Ação Social (FAS), com parcerias com órgãos públicos, o Terceiro Setor e a iniciativa privada.

O mês de outubro foi escolhido pela vereadora por coincidir com o Dia Mundial da Menopausa, celebrado no dia 18. A criação da campanha municipal ganhou o apoio da bancada feminina da Câmara. A lei foi sancionada pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, em 16 de outubro e está em vigor desde essa data.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques