Em Curitiba, podcast debate climatério e menopausa

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/10/2025 19h25, última modificação 14/10/2025 17h58
Episódio 17 do programa “Você quer que vire lei?” traz a vereadora Rafaela Lupion (PSD) para falar sobre a proposta recém-aprovada pelo plenário da Câmara de Curitiba.
Em Curitiba, podcast debate climatério e menopausa

A convidada da vereadora Rafaela Lupion (PSD) foi a ginecologista Alexandra Ongaratto. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.


Aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira (13), o projeto de lei da vereadora Rafaela Lupion (PSD) foi tema do episódio 17 da série “Você quer que vire lei?”, do CMC Podcasts, publicado no mesmo dia. A parlamentar propõe instituir no calendário oficial de eventos de Curitiba a Campanha Municipal de Conscientização sobre o Climatério, com ações realizadas anualmente, prioritariamente durante o mês de outubro.

No estúdio, a entrevista foi mediada pelo jornalista Alex Gruba, da Diretoria de Comunicação Social (DCS). Durante o bate-papo, Rafaela Lupion destacou que a fase do climatério — marcada pela transição hormonal para a menopausa — é um processo natural da vida feminina, mas ainda cercado de tabus e desconhecimento. “Milhões de mulheres passam por sintomas físicos e psicológicos que impactam diretamente sua qualidade de vida. É fundamental que o poder público promova informação e acolhimento”, afirmou a vereadora.

O que prevê o projeto sobre o climatério?

Tramitando com o substitutivo geral (031.00146.2025), o projeto (005.00355.2025) prevê que as ações da campanha incluam atividades educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e ações preventivas e afirmativas de saúde. O objetivo é informar a população sobre as mudanças físicas e emocionais associadas ao climatério, reduzir estigmas e promover o bem-estar e a saúde integral da mulher.

O CMC Podcasts também está no Spotify.

O mês de outubro foi escolhido por coincidir com o Dia Mundial da Menopausa, celebrado no dia 18. A proposta define que as atividades sejam multissetoriais, envolvendo as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) e Desenvolvimento Humano (SMDH), além da Fundação de Ação Social (FAS), com parcerias com órgãos públicos, o Terceiro Setor e a iniciativa privada.

Durante o episódio, a vereadora Rafaela Lupion reforçou que a campanha busca ampliar o debate sobre saúde feminina, valorizando o autocuidado e a prevenção, e que a aprovação do projeto pelo plenário representa um passo importante para a inclusão do tema na agenda pública municipal. A convidada da vereadora foi a ginecologista Alexandra Ongaratto, especialista em climatério e diretora do Instituto Gris.

Assista à íntegra do episódio 17 do “Você quer que vire lei?”:

Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.