Vereadores de Curitiba votam 3 prêmios municipais nesta terça

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 14/11/2025 17h05, última modificação 17/11/2025 17h59
As indicações aos prêmios Cultura e Divulgação, Mulheres Empreendedoras e Cidade de Curitiba serão submetidas à confirmação dos vereadores em plenário.
Vereadores de Curitiba votam 3 prêmios municipais nesta terça

Os três prêmios terão suas cerimônias realizadas no primeiro semestre de 2026. (Foto: Arquivo/CMC)

Para serem entregues aos homenageados do Legislativo no próximo ano, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votarão, nesta terça-feira (18), as indicações aos prêmios Cultura e Divulgação, Mulheres Empreendedoras e Cidade de Curitiba. Esses projetos de Decreto Legislativo são as únicas proposições para serem apreciadas em primeiro turno na Ordem do Dia, que terá também a segunda votação da Campanha de Atenção à Prematuridade e da Semana Municipal do Seguro.

De acordo com a lei complementar municipal 109/2018, que regulamenta os prêmios municipais entregues pela Câmara de Curitiba, um vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um dos onze prêmios anuais concedidos pelo Legislativo. Essas homenagens são submetidas, dentro de prazos preestabelecidos, à Comissão de Educação, que regimentalmente tem a obrigação de avaliar a documentação e pertinência das indicações, já que cada prêmio tem um perfil distinto.

Currículos dos homenageados estão anexados aos decretos elaborados pela Comissão de Educação

Criado há 29 anos, o Prêmio Cultura e Divulgação reconhece pessoas, empresas e entidades que tenham se destacado nas artes, comunicação social e áreas afins, tendo sua entrega marcada para a semana do aniversário de Curitiba. Neste ano, os vereadores registraram 29 indicações (090.00001.2025 com emenda supressiva 033.00056.2025), cujos currículos estão anexados ao decreto legislativo.

Já o Prêmio Mulheres Empreendedoras, criado em 2007, é a forma da Câmara de Curitiba enaltecer aquelas que se destacaram à frente de empresas, cooperativas, voluntariado e associações curitibanas. O prêmio abrange as áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços no Município de Curitiba (109.00001.2025). Os vereadores indicaram 31 mulheres para a distinção, que é entregue, anualmente, em março, perto do Dia Internacional da Mulher.

Por último, os vereadores votam os indicados ao Prêmio Cidade de Curitiba, cuja entrega acontece no aniversário da cidade, em Sessão Solene, no Palácio Rio Branco. Ele existe desde 1993 e tem a função de “agraciar pessoas físicas que se destacarem, nas artes, nas ciências, na medicina, no direito, nos desportos, na assistência social e em todas as atividades sociais, culturais e profissionais no Município de Curitiba”. Neste ano, foram indicadas 29 pessoas (092.00001.2025).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques