Um encontro de gratidão entre vereadores e o arcebispo de Curitiba
No Corpus Christi de 2025, Curitiba reuniu mais de 130 mil fiéis em 10 horas de programação. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)
Lideranças da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e da Arquidiocese de Curitiba promoveram um encontro para estreitar os laços históricos entre as duas instituições, na manhã desta quinta (13). Um grupo de 13 vereadores se reuniu com o arcebispo Dom José Antonio Peruzzo para um café da manhã na residência oficial do arcebispo, no bairro Mossunguê O principal foco do convite do líder católico da capital do Paraná foi agradecer pela parceria da entidade religiosa e o parlamento municipal, em especial pelo apoio a ações religiosas como a celebração de Corpus Christi.
Estiveram presentes no café da manhã os vereadores Tico Kuzma (PSD), presidente da CMC, Serginho do Posto (PSD), Beto Moraes (PSD), Leonidas Dias (Pode), Indiara Barbosa (Novo), Guilherme Kilter (Novo), Sidnei Toaldo (PRD), Bruno Rossi (Agir), Olimpio Araujo Junior (PL), Rafaela Lupion (PSD), Camilla Gonda (PSB), Lórens Nogueira (PP) e Marcos Vieira (PDT). A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) foi representada pela assessora Susana Clotilde Monte Serrat.
Pedido por harmonia na política
Sentado entre as vereadoras Camilla Gonda e Rafaela Lupion, Dom Peruzzo fez um apelo por harmonia e paz na política durante o café. O arcebispo pediu destaque para atos e gestos de união, afirmando que, independentemente de as pessoas seguirem uma fé, seja ela católica, evangélica, de matriz africana, entre outras, há uma lição para todos que aqui moram: “Somos todos Curitiba”.
Dom José Antonio Peruzzo esteve acompanhado dos bispos auxiliares, Dom Reginei (Dom Zico) e Dom Adenis, além do Padre Juarez. O desjejum foi servido dentro da residência oficial do chefe da Arquidiocese. O local foi inaugurado em 2003, servindo como residência ao arcebispo que governa a província eclesiástica de Curitiba desde então.
Maior Corpus Christi do mundo
Em tom bem-humorado, o arcebispo citou lições da Revolução Francesa e agradeceu a todos os presentes. “Quem não é grato não sabe ser justo”, reforçou Dom Peruzzo. O agradecimento especial foi direcionado ao apoio concedido ao evento de Corpus Christi em Curitiba. Em emenda coletiva no final de 2024, a CMC destinou R$ 390 mil para a celebração católica, com aportes feitos por 23 dos 38 vereadores da legislatura passada.
O presidente da Câmara, Tico Kuzma destacou a importância da Igreja Católica na história de Curitiba, confirmando que a instituição religiosa contribui para elevar o nome da cidade mundialmente. “O Corpus Christi de Curitiba é o maior do mundo”, afirmou Kuzma. Em 2025, com o tema Jesus Eucarístico: nossa esperança! Eu creio!, o Corpus Christi em Curitiba reuniu mais de 130 mil fiéis em 10 horas de programação.
Vereadores ressaltam ação da Igreja Católica na capital do Paraná
Os parlamentares presentes aproveitaram para ressaltar a atuação da Igreja em todas as regiões de Curitiba. Marcos Vieira frisou a importância da instituição na luta por uma comunidade em que todos possam viver em boas condições, em especial para os mais necessitados.
Sidnei Toaldo destacou a atuação da paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Butiatuvinha. Ele também trouxe um toque pessoal à refeição, servindo um salame feito pela comunidade italiana de Santa Felicidade, iguaria que foi apreciada por todos à mesa. Serginho do Posto ressaltou a importância da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, no Cajuru, que celebrou recentemente seu jubileu de 50 anos.
O vereador Lórens Nogueira, por sua vez, agradeceu pelo trabalho do santuário São Francisco de Assis, no Xaxim, local onde atuou como coroinha. Já a vereadora Indiara Barbosa fez menção especial ao trabalho da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada.
Em um momento de sensibilidade, o vereador Olimpio Araujo Junior emocionou-se ao relatar sua experiência com as duas filhas adotivas, confidenciando que, ao buscar as mães biológicas, descobriu que ambas já haviam falecido.
Ao final do café, vereadores e líderes católicos fizeram um registro fotográfico na área externa da residência oficial do arcebispo.
Veja imagens do encontro clicando no banner abaixo:
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
