Câmara homenageou Telepar no Dia das Telecomunicações

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 18/05/2023 08h50, última modificação 18/05/2023 16h44
A Telepar foi a empresa de telefonia do Paraná no período de 1963 a 1998, quando foi privatizada.
Câmara homenageou Telepar no Dia das Telecomunicações

O vereador Sidnei Toaldo entregou o diploma aos "teleparianos" Luiz Teixeira Oliveira Junior, Wilson Pickler, José Francisco Cunha, Fujio Takamura e Deomar Miguel Bremm. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na sessão dessa quarta-feira (17), Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lembrou a história da Companhia de Telecomunicações do Paraná (Telepar), a empresa estatal que operou no estado entre 1963 e 1998, quando foi privatizada. Responsável pela homenagem em plenário, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) frisou os “relevantes serviços à comunidade paranaense” (077.00262.2023).

Toaldo brincou que a empresa era "Telexemplar" e disse que o legado da Telepar permanece. “O espírito de equipe, uma cultura própria da Telepar, o DNA que permanece vivo até os dias de hoje, é um elo forte que existe entre os 'teleparianos'”, ressaltou. “Lembrando aqui que o ex-governador, nosso querido e estimado Paulo Pimentel, avô do nosso grande vice-prefeito Eduardo Pimentel, foi governador na ocasião, construiu a sede e foi o governador das telecomunicações”, completou o vereador, que transmitiu uma mensagem de Eduardo Pimentel.

O diploma de votos de congratulações e aplausos foi entregue aos "teleparianos" Luiz Teixeira Oliveira Junior, Fujio Takamura e Deomar Miguel Bremm, além dos jornalistas José Francisco Cunha e Wilson Pickler, que produziram o livro "Telepar: a revolução das telecomunicações no Paraná", que conta a história da empresa.

Leiloeiro de destaque

Pier e homenageadoNa mesma manhã, Pier Petruzziello (PP) entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos, de sua iniciativa, para o leiloeiro Cláudio César Kuss (077.00191.2023). “Hoje, após 40 anos de ofício, o nosso querido Cláudio César Kuss é reconhecido como o maior leiloeiro da região sul do Brasil na área extrajudicial, empregando de forma direta e indireta mais de 300 pessoas”, enalteceu o vereador. 

Na justificativa da proposição, o parlamentar lembra que o leiloeiro "está prestes a completar 80 anos e segue trabalhando diariamente, supervisionando a organização dos leilões semanais que realiza". Além disso, Petruzziello ressaltou que o homenageado teve forte atuação na liquidação de bens e empresas do setor, com destaque para “a venda da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, onde hoje está instalado o Shopping Estação”.

A entrega da homenagem foi acompanhada pela esposa de Cláudio César Kuss, Maria Regina Kuss; pelo filho Fabiano Kuss, os netos Gustavo e Caroline Kuss, as noras Janice Kuss, Carla Kuss e Aline Kuss, e o também leiloeiro Fernando Kuss. 

Fachinello e atleta

Atletas transplantados

Na última terça (16), foi Marcelo Fachinello (PSC) quem prestou homenagem em plenário. O presidente da Câmara de Curitiba reconheceu o atleta transplantado Ramon de Brito Costa Pinheiro Lima com votos de congratulações e aplausos (077.00237.2023).

Lima é professor de Educação Física da rede pública municipal. Fachinello destacou sua história de superação da doença renal e a importância da doação de órgãos, além de falar como o homenageado simboliza "o poder transformador do esporte na vida das pessoas, inclusive, dos transplantados”. 

Ele participou da segunda edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, promovida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em 2022. “E agora, no mês de abril, representou a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país, na primeira competição internacional”, acrescentou o vereador, referindo-se aos Jogos Mundiais dos Transplantados, na Austrália, em que Lima conquistou duas medalhas de bronze.

Futebol amador
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo da semana. Na quarta, Toaldo defendeu sua homenagem para o Novo Mundo Futebol Clube pela conquista do título inédito da Taça Paraná de Futebol Amador de 2023 (077.00270.2023). O vereador elogiou “o quanto essa equipe Novo Mundo cresceu no futebol amador”. Os vereadores Tico Kuzma (PSD), Mauro Bobato (Podemos) e João da 5 Irmãos (União) parabenizaram a iniciativa de Toaldo, somando-se à discussão, em apoio à homenagem e ao futebol amador.

Outra homenagem debatida, durante a sessão, foi proposta por Rodrigo Reis (União) para o presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB), Walter Cézar dos Santos, pela luta em defesa e em valorização do trabalho em Curitiba e no Estado do Paraná (077.00273.2023). "É um sindicato muito atuante", observou o autor. 

Por fim, o Pastor Marciano Alves (Solidariedade) defendeu a homenagem de sua autoria ao Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) serviços prestados à comunidade do bairro Boqueirão (077.00286.2023). "[Os Sicredis] estão instalados já em 24 estados, os quais quero parabenizar em nome desta agência", explicou.

Já na terça, Eder Borges (PP) defendeu homenagem de sua autoria à Legião Paranaense do Expedicionário por conta da comemoração do 8 de maio, chamado de Dia da Vitória, pelo fim da Segunda Guerra Mundial (077.00276.2023). “O Exército Brasileiro, com seus pracinhas, obteve conquistas expressivas e honrosas para a vitória dos aliados”, cita o vereador.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato