Câmara aprova homenagem a CEO curitibano da Volkswagen

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 11/03/2026 13h30, última modificação 11/03/2026 14h25
Com título de Vulto Emérito, Câmara Municipal de Curitiba reconhece a trajetória de Ciro Possobom, primeiro brasileiro a presidir a Volkswagen no país.
Câmara aprova homenagem a CEO curitibano da Volkswagen

Antes de entrar na Volkswagen, Ciro Possobom trabalhou na Renault-Nissan. (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Formado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com carreira construída entre Brasil, Europa e Japão, o curitibano Ciro Possobom deu nesta década um passo inédito no setor automotivo nacional: tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a presidência da Volkswagen do Brasil. Em reconhecimento a essa trajetória, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em primeiro turno, na sessão desta quarta-feira (11), o projeto de decreto legislativo que lhe concede o título de Vulto Emérito de Curitiba (116.00007.2025).

A homenagem foi proposta por João da 5 Irmãos (MDB), para quem a ascensão de Possobom reúne atributos que extrapolam o êxito individual. “Essa homenagem reconhece não apenas o sucesso profissional de um grande executivo, mas também o exemplo de dedicação, visão estratégica, compromisso com o desenvolvimento da indústria e, principalmente, da economia brasileira”, afirmou o vereador em plenário. Ao defender a proposição, ele também relacionou o reconhecimento ao vínculo do executivo com a capital paranaense: “O Ciro tem toda essa trajetória, leva o nome de Curitiba pro mundo inteiro e nos orgulha.”

O projeto aprovado destaca que Possobom construiu uma formação voltada à gestão e às finanças. Além da graduação na UFPR, ele tem MBA pelo IBMEC, cursos na Harvard Business School e na HEC Paris, além de atuação no campo da governança corporativa. Antes de chegar à Volkswagen, desenvolveu uma longa carreira na aliança Renault-Nissan, onde trabalhou por cerca de duas décadas em posições estratégicas ligadas à área financeira e à administração de negócios em diferentes mercados.

Na Volkswagen, sua chegada ocorreu em 2019, como vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI. Depois, ele assumiu a função de chief operating officer (COO) e, em 2023, passou a comandar a operação brasileira da empresa. A justificativa da homenagem associa sua gestão a um ciclo de transformação da montadora, com foco em digitalização, diversidade, eletrificação, sustentabilidade e ampliação de investimentos no país.

Trajetória empresarial foi destaque nos apoios em plenário

Durante a discussão do projeto, outros vereadores também ressaltaram o caráter simbólico da homenagem. Indiara Barbosa (Novo) afirmou que conhece a trajetória de Ciro Possobom e destacou sua formação em Curitiba e sua atuação na reestruturação da empresa. Segundo ela, o executivo “conseguiu fazer essa transformação na Volkswagen, com uma visão de administrador, com uma visão de futuro”, servindo de inspiração para profissionais da área.

Jasson Goulart (Republicanos) chamou atenção para o peso institucional do cargo ocupado pelo homenageado. “Você ser o CEO de uma empresa internacional como a Volkswagen não é pra qualquer um”, disse. Já Tiago Zeglin (MDB) defendeu a valorização de curitibanos que alcançam posição de destaque e “fazem a diferença” no Paraná e no Brasil.

Ao justificar o projeto, João da 5 Irmãos também procurou dar à homenagem um sentido público mais amplo, associando a trajetória de Possobom ao papel da educação e da gestão qualificada. “Temos que sonhar alto e trabalhar pra chegar lá”, afirmou o parlamentar. A proposta foi aprovada em primeiro turno e ainda precisa passar por segunda votação antes de concluir a tramitação na Câmara de Curitiba.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques