Câmara de Curitiba vota criação do Fevereiro Laranja na segunda-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/02/2025 09h30, última modificação 14/02/2025 09h43
Ideia é que o mês seja dedicado à conscientização sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Câmara de Curitiba vota criação do Fevereiro Laranja na segunda-feira

O laço laranja é usado na campanha "Fevereiro Laranja” para simbolizar a luta contra a leucemia e a importância da doação de medula óssea. (Foto: Canva)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votará na próxima segunda-feira (17), em primeiro turno, o projeto de lei que institui a campanha Fevereiro Laranja, voltada à conscientização e ao combate à leucemia. Se aprovado, a data passará a integrar o calendário oficial da cidade com ações promovidas pelo poder público e sociedade civil. 

De autoria do vereador Pier Petruzziello (PP), a matéria tem o objetivo de ampliar a disseminação de informações sobre a doença, incentivando o diagnóstico precoce e reforçando a importância da doação de medula óssea (005.00105.2024). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 11 mil novos casos de leucemia por ano, sendo o tipo mais frequente entre crianças e adolescentes. Sintomas como sangramentos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso podem indicar a necessidade de exames médicos.

Antes de chegar ao plenário, o projeto passou pelas comissões de Constituição e Justiça, de Saúde e Bem-Estar Social, e de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que analisaram sua legalidade e mérito. Se a proposta de Petruzziello for aprovada, e sancionada, o Fevereiro Laranja estará instituído na capital na data da sua publicação no Diário Oficial do Município.

A leucemia afeta a defesa do organismo humano

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo. Caracteriza-se pela produção descontrolada dessas células na medula óssea, comprometendo a produção normal de células sanguíneas. Os sintomas podem incluir palidez, cansaço, mal-estar, dor no lado esquerdo do abdômen devido ao aumento do baço, suor excessivo, principalmente à noite, perda de peso, sangramento fácil, hematomas e hemorragias nasais frequentes.

“É uma doença que tem aumentado muito e, infelizmente, existe um alto índice da doença em crianças. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC). O tratamento varia conforme o tipo de leucemia e pode envolver quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e transplante de medula óssea. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento”, explica o vereador autor do projeto de lei. 

Segundos turnos que serão votados na segunda

Na segunda-feira, o plenário também analisa, em segundo turno, dois projetos de lei. Trata-se da matéria que revisa a Lei do TDAH da capital, para fomentar ações educativas, e uma Declaração de Utilidade Pública Municipal. A revisão da lei municipal 13.705/2011, que inseriu a Semana do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no calendário oficial de eventos, é uma iniciativa de Nori Seto (PP) e pretende ampliar o que prevê a norma em vigor, para que o diagnóstico precoce e o combate a estigmas e preconceitos sejam o foco da legislação (005.00125.2024). O texto foi votado em primeira votação no dia 10 de fevereiro

Já a Utilidade Pública à Associação de Amigos e Moradores Crescer Região Norte (014.00002.2024) foi proposta por Leonidas Dias (Pode) e votada em primeiro turno na última quarta-feira (12). A entidade promove o incentivo ao esporte, cultura e educação; o atendimento de pessoas com necessidades especiais; a assistência psicológica gratuita; e a distribuição de cestas básicas, fraldas e outros itens de necessidades pessoais para famílias necessitadas. Emitido pelo Legislativo, o documento serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. Se ambos os projetos forem ratificados, seguirão para a sanção prefeitoral.

Confira as ordens do dia de segunda, terça (18) e quarta-feira (19).