Associação de Moradores Crescer Região Norte será de Utilidade Pública Municipal
Leonidas Dias é o autor do projeto que declara a associação de Utilidade Pública Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com 30 votos “sim”, unanimidade no momento da votação, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação de Amigos e Moradores Crescer Região Norte. Emitida pelo Legislativo, o documento serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A iniciativa foi do vereador Leonidas Dias (Pode).
Fundada em outubro de 2021, a entidade tem sede na rua Coronel João Cândido de Oliveira, no bairro Taboão. Suas ações são voltadas ao incentivo ao esporte, cultura e educação; atendimento de pessoas com necessidades especiais; assistência psicológica gratuita; e distribuição de cestas básicas, fraldas e outros itens de necessidades pessoais para famílias necessitadas. “A associação também tem participação ativa nos conselhos de segurança (Consegs) da região, levando demandas dos associados e debatendo melhorias para a segurança pública da cidade”, explicou o parlamentar.
“Além disso, as atividades também têm o intuito de oportunizar, por meio do esporte, o desenvolvimento pessoal, a valorização da autoestima e o reconhecimento de potencialidades, realizando um trabalho efetivamente transformador na vida das pessoas.” A Associação de Amigos e Moradores Crescer Região Norte promove aulas de jiu-jistu, inclusive adaptadas para PcD; e oferece o atendimento psicológico gratuito, através de parceiros, nas escolas municipais localizadas na sua área de atuação (014.00002.2024).
Segundo o vereador, a Utilidade Pública Municipal vai ajudar a associação a firmar importantes parcerias com o Poder Público e acessar verbas que irão colaborar no crescimento das suas ações. “Sei da seriedade com que a associação é conduzida e, por esse motivo, fiz questão de ser o autor deste projeto de lei aqui na Câmara Municipal”, finalizou Leonidas Dias. A votação foi acompanhada por representantes da entidade, entre eles, o presidente, Denilson Chrystian de Andrade.
A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. Com a aprovação do projeto de lei em primeiro turno, este ainda precisa por uma segunda votação, na próxima segunda-feira (17), antes de estar pronto para sanção prefeitoral.
Confirmada homenagem póstuma a liderança religiosa
De autoria da ex-vereadora Noemia Rocha (MDB), em coautoria com João da 5 Irmãos (MDB), também foi aprovado hoje, em segunda votação, o projeto de lei que denomina um dos logradouros públicos de Curitiba de Amauri Dutra (009.00013.2021). Falecido no dia 27 de junho de 2021, aos 66 anos de idade, era curitibano, casado e pai de dois filhos. Era conhecido por seu trabalho na Igreja Missionária Evangélica Filadélfia (IMEF), da qual foi um dos seus membros fundadores. A homenagem póstuma recebeu 32 votos favoráveis e segue para sanção do prefeito Eduardo Pimentel.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba