Câmara teve ações internas para a saúde física e mental dos servidores

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 12/07/2023 09h01, última modificação 12/07/2023 09h01
A Divisão de Saúde Ocupacional da CMC promoveu, no primeiro semestre, campanhas de segurança no trabalho e de doação de sangue, por exemplo.
Câmara teve ações internas para a saúde física e mental dos servidores

Abril Verde teve treinamento de ergonomia com a fisioterapeuta do trabalho Jaqueline Bezerra de Morais. (Foto: Carlos Costa/CMC)

No primeiro semestre deste ano, a Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma série de ações voltadas à saúde física e mental dos servidores, estagiários e vereadores. Em 16 de março, a instituição somou forças à Fundação Pró-Renal para alertar ao Dia Mundial do Rim, campanha de prevenção à doença renal. Servidores, vereadores e terceirizados foram convidados a realizar exames para a detecção preventiva de doenças do rim, com a aferição de pressão arterial, testes de urina e de glicemia e, se necessário, de creatinina. Ao todo, 120 pessoas foram atendidas.

Abril verde internaNo mês seguinte, a Câmara aderiu ao Abril Verde, relativo ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril. Em conjunto com a Diretoria de Comunicação Social (DCS) e a Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Copraf), realizaram ações voltadas à conscientização e a segurança dos servidores no exercício laboral.

Parte da campanha consistiu em um treinamento de ergonomia, na tarde do dia 17, com a fisioterapeuta do trabalho Jaqueline Bezerra de Morais. A Diretoria de Comunicação Social produziu três vídeos internos, com o apoio da Saúde Ocupacional, alertando a situações que podem provocar acidentes de trabalho, acidentes de trajeto e sobre a ergonomia. Já a Comissão Permanente de Proteção da Atividade Funcional (Copraf) ficou responsável pela divulgação interna da campanha. A Câmara também iluminou o Palácio Rio Branco com a cor verde, alusiva à iniciativa.

Roda de conversa internaEm homenagem ao Dia das Mães, a terapeuta integrativa Adriana Czelusniak, da Saúde Ocupacional, mediou, no dia 11 de maio, uma roda de conversa voltada às servidoras da Casa, com a aplicação de técnicas inspiradas na comunicação não violenta. Além disso, a DSO promoveu, ao longo do mês de maio, ações voltadas à saúde física e emocional dos servidores e estagiários.

Na tarde do dia 16, a DSO promoveu uma campanha de prevenção da hipertensão arterial sistêmica. A ação contou com a aferição da pressão arterial, orientações sobre a alimentação e outros cuidados. Em 30 de maio, Adriana Czelusniak orientou a prática “Aprendendo técnicas de relaxamento”. A ação fez parte de um projeto do setor da CMC que tem como objetivo promover o autocuidado com a saúde emocional. 

Em 1º junho, a Saúde Ocupacional abriu os encontros do “Programa Jovem CMC: conquistando meu caminho”, realizado em parceria com a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. A ideia é desenvolver, ao longo do ano, encontros mensais com os estagiários de Ensino Médio e do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná. A atividade também foi conduzida por Adriana Czelusniak e teve como tema “Liberando o estresse do dia a dia”. No dia 22, a terapeuta integrativa abordou o mesmo tema, só que para o grupo de estagiários do período da manhã.

Ainda em junho, a Saúde Organizacional da Câmara de Curitiba organizou uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) buscou os servidores que se voluntariaram para fazer a doação de sangue. Em continuidade ao projeto de encontros mensais voltados ao cuidado com a saúde mental, a DSO realizou, no dia 22, a oficina “Relacionamentos amorosos saudáveis”, conduzida por Adriana Czelusniak. O objetivo foi oferecer uma abordagem integrativa para promover uma vida saudável nos relacionamentos amorosos, baseada no método Heal Your Life, da psicoterapeuta Louise Hay. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato