Viu a Câmara de Curitiba iluminada de azul em abril? Saiba por quê!

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* | Revisão: Brunno Abati* — publicado 28/04/2023 10h03, última modificação 28/04/2023 10h03
Para apoiar campanhas mundiais, o Palácio Rio Branco foi iluminado com cores de conscientização sobre o Autismo, Hemofilia e Saúde do Trabalho.
Viu a Câmara de Curitiba iluminada de azul em abril? Saiba por quê!

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante quatro noites, o prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco, foi iluminado com luz azul, cor que simboliza a campanha de conscientização sobre o autismo. Entre os dias 1° de abril e 4 de abril, a iluminação cênica especial lembrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo na sociedade.

O autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, emocional e de comunicação das pessoas. “Temos autismo grau 1, que é o leve, que as crianças apresentam mais independência, conseguem frequentar a escola. Ele é percebido por profissionais, mas é bastante discreto. O grau 2 é o mais percebido pela população, porque a criança precisa de ajuda para se comunicar, para trocar [de roupa]. No grau 3, que é o severo, a criança não tem autonomia”, explicou a terapeuta ocupacional Patrícia Lima, em palestra na CMC.

Dia Mundial da Saúde
No dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Para marcar a data, muitas cidades ao redor do mundo realizam ações especiais, como campanhas de conscientização e iluminação cênica em prédios públicos. Entre os dias 5 e 10 de abril, foi a vez de Curitiba, com a cor verde marcando a iluminação do Palácio Rio Branco.

Dia Mundial da Hemofilia
Entre os dias 14 a 27 de abril, o Palácio Rio Branco foi iluminado de vermelho em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, que é celebrado no dia 17 de abril. A hemofilia é uma doença genética e hereditária, a qual afeta a coagulação do sangue, tornando-o mais difícil de coagular. Como resultado, as pessoas com hemofilia podem ter sangramentos excessivos e prolongados, o que pode levar a complicações graves, incluindo danos permanentes aos órgãos e às articulações.

Embora a hemofilia seja uma condição rara, afetando cerca de 1 em cada 10.000 pessoas em todo o mundo, é importante conscientizar a população sobre a doença, seus sintomas e os cuidados necessários. O Dia Mundial da Hemofilia é uma data importante para lembrar que, embora a hemofilia possa apresentar desafios significativos, as pessoas com a doença podem levar vidas plenas e produtivas com o tratamento adequado e o apoio de suas comunidades.

Segurança e Saúde do Trabalho
Já entre os dias 26 e 30 de abril, a CMC ficou iluminada com a cor verde, em atenção à prevenção de acidentes de trabalho – que é uma questão de extrema importância para a saúde e para o bem-estar dos trabalhadores. Infelizmente, muitos acidentes ocorrem no ambiente de trabalho todos os anos, muitos dos quais poderiam ter sido evitados com a implementação de medidas adequadas de segurança e de saúde ocupacional.

Algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar acidentes de trabalho incluem treinamento e capacitação dos trabalhadores, uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), identificação e avaliação dos riscos no ambiente de trabalho, implementação de medidas preventivas, bem como manutenção regular dos equipamentos e instalações e, também, comunicação e envolvimento de todos os trabalhadores.

Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895 – obra confiada ao engenheiro Ernesto Guaita –, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, a campanhas de conscientização e a outros temas de interesse público. Os destaques, do primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por, no máximo, uma semana. 


*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba