Balanço legislativo: Luzes do Palácio Rio Branco divulgaram 16 campanhas de saúde pública

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 11/07/2022 16h55, última modificação 13/07/2022 15h00
De janeiro a junho, 25 temas iluminaram o prédio histórico da Câmara de Curitiba.
Balanço legislativo: Luzes do Palácio Rio Branco divulgaram 16 campanhas de saúde pública

Palácio Rio Branco iluminado nas cores azul e amarela, em solidariedade à Ucrânia. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu iluminar seu prédio histórico, o Palácio Rio Branco, nas cores azul e amarela, em sinal de solidariedade ao povo ucraniano, vítima de uma invasão territorial pela Rússia naquele mês. O fato mostrou como a iluminação cênica do edifício, além de valorizar o turismo local, tem servido para o Legislativo da capital do Paraná se posicionar diante de temas de interesse público. De janeiro a junho, 25 temas inspiraram a iluminação do Palácio Rio Branco, na sua maioria dedicados à saúde pública (64%).

Saúde pública
Pela ordem, o início de 2022 foi dedicado à conscientização sobre a saúde mental, tema da campanha Janeiro Branco. Em fevereiro, teve incentivo à doação de medula óssea e alertas sobre doenças raras, Alzheimer e lúpus. Em março, o objetivo foi reforçar na população a prevenção às neoplasias do colo do útero, colorretal e à importância da vacinação contra o HPV. No mês de abril, além da homenagem aos profissionais da Saúde pelo combate à pandemia do coronavírus, teve também apoio às campanhas de combate ao preconceito do autismo e de redução dos acidentes no trabalho.

No mês de maio, a CMC aderiu ao Maio Amarelo, que mobiliza a sociedade para a redução dos acidentes de trânsito, e também destacou, nas luzes do seu prédio histórico, o Dia Nacional da Esquizofrenia e o Dia Internacional da Menstruação. Nesta data, em 28 de maio, quando o Palácio Rio Branco estava iluminado de vermelho, a Câmara de Curitiba foi vítima de uma fake news, erroneamente dizendo que a cor teria relação com uma perda de mandato. A lorota foi desmentida pela CMC, mas serviu para mostrar como, apenas dois anos após o início do programa, a iluminação cênica do Palácio Rio Branco se integrou ao cotidiano da cidade.

No final do semestre, em junho, houve apoio às campanhas de conscientização sobre ceratocone e vitiligo, além da do incentivo à doação de sangue e o engajamento da CMC no mês de prevenção ao consumo de drogas. Dos 25 temas, esses 16 relacionados à saúde pública - 64% do total - constituíram a maioria das ações do Legislativo por meio desse instrumento da iluminação cênica do Palácio Rio Branco. Os outros nove foram destinados a campanhas como o combate à pedofilia e a demonstrações de apoio da CMC às mulheres, idosos e população LGBTQIA+ (confira aqui). A Câmara de Curitiba adotou a iluminação cênica no fim do ano de 2019, quando estreou o serviço com o Natal Encantado.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).