Iluminação da CMC alerta para prevenção do câncer colorretal e do colo do útero

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 24/03/2022 08h30, última modificação 24/03/2022 12h39
Campanhas nacionais, realizadas no mês de março, buscam conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das neoplasias.
Iluminação da CMC alerta para prevenção do câncer colorretal e do colo do útero

A iluminação da CMC muda de acordo com a homenagem ou a campanha pretendida. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco ficará iluminado, no mês de março, com as cores lilás e azul-marinho, em apoio às campanhas de prevenção do câncer do colo do útero e colorretal, respectivamente. As campanhas nacionais buscam conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das neoplasias.

Os pedidos partiram do setor de Saúde Ocupacional da Câmara. “As campanhas mensais com enfoque de saúde têm como maior objetivo a conscientização e a discussão de cada tema. Com isso, as pessoas podem procurar atendimento de forma precoce, evitando complicações das doenças. As cores alusivas nos prédios históricos e administrativos são mais um alerta e um lembrete para cada tema de saúde abordado”, explica a servidora Liege Fonseca, chefe do setor da CMC.

A iluminação em azul-marinho é alusiva à conscientização sobre o câncer colorretal. Ele se desenvolve na região do cólon, no final do intestino grosso, e também no ânus. Alguns sintomas são sangue nas fezes, perda de peso, anemia e dores abdominais. 

A doença pode ser tratada e curada por meio da radioterapia - associada ou não à quimioterapia - e de procedimento cirúrgico, retirando a área afetada. No entanto, a melhor abordagem é a prevenção. Ou seja, a manutenção do peso corporal, a redução do consumo de carne, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Câncer do colo do útero
A iluminação lilás faz referência à campanha de conscientização sobre o câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical. A neoplasia é causada principalmente pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), transmitido por via sexual. Pode ser assintomática ou causar sangramento irregular e dor, por exemplo.

O uso de preservativos durante a relação protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, a imunização foi ampliada. A vacina protege contra a maior parte dos subtipos do vírus.

Iluminação CMC
A Câmara de Curitiba altera a iluminação do Palácio Rio Branco de acordo com campanhas ou causas que apoia ao longo do ano. Além de mostrar o suporte, o palácio colorido também se torna uma atração para quem passa por ele.

As cores lilás e azul-marinho ficam até esta sexta-feira (25). Já no sábado (26) e no domingo (27), o Palácio Rio Branco será iluminado em vermelho, em homenagem ao aniversário do time de futebol curitibano Clube Athletico Paranaense (CAP). No final do mês, a Câmara será iluminada em vermelho, azul e branco, homenageando o aniversário de Curitiba e da própria Casa.

Além dessas, a CMC também já foi iluminada neste mês, no dia 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e  em solidariedade às vítimas da guerra na Ucrânia, no dia 10.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva