Câmara de Curitiba inicia 2026 iluminada em apoio ao Janeiro Branco

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 05/01/2026 11h59, última modificação 05/01/2026 11h59
O Palácio Rio Branco, sede da Câmara, receberá iluminação especial em alusão à campanha Janeiro Branco, que incentiva cuidados com a saúde mental.
Câmara de Curitiba inicia 2026 iluminada em apoio ao Janeiro Branco

A Câmara inicia 2026 com a iluminação do Janeiro Branco, em apoio à conscientização da saúde mental (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), iniciará 2026 com iluminação especial em apoio à saúde mental. De 1º a 10 de janeiro, o prédio histórico da CMC será iluminado em alusão ao Janeiro Branco, iniciativa internacional endossada pela Presidência da Câmara de Vereadores.

O Janeiro Branco busca incentivar os cuidados com a saúde mental e emocional, com foco na conscientização e no incentivo ao tratamento de transtornos como ansiedade, depressão e transtorno do pânico. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que representa cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também se tornou uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da Pandemia da Covid-19, que resultou em um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.

Para a prevenção e os cuidados com a mente, a campanha sugere buscar ajuda em serviços gratuitos, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Clínicas-Escola de Psicologia e o Centro de Valorização da Vida (CVV). Outros hábitos também podem ser adotados para mitigar os sintomas, como se desconectar das telas, reservar momentos de lazer, priorizar a saúde do sono e buscar acompanhamento profissional.

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019 

Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído, no fim do século 19, para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.  

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques