Câmara de Curitiba fecha setembro iluminada em incentivo à doação de órgãos

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 30/09/2022 15h20, última modificação 30/09/2022 15h20
A iluminação do Palácio Rio Branco pode ser alterada de acordo com a data comemorativa ou campanha.
Câmara de Curitiba fecha setembro iluminada em incentivo à doação de órgãos

A campanha Setembro Verde é sobre o apoio à doação de órgãos no país. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Em apoio à campanha de incentivo à doação de órgãos realizada em todo o Brasil no mês de setembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) iluminou o Palácio Rio Branco na cor do Setembro Verde. Desde 2019, a CMC utiliza sua sede, que é um dos pontos turísticos da capital do Paraná, para destacar datas comemorativas e reforçar campanhas de interesse público.

O Palácio Rio Branco ficou iluminado de verde de 19 a 29 de setembro, a pedido do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. A data foi escolhida em razão do Dia Nacional do Doador, que é celebrado em 27 de setembro e a cor é a utilizada para simbolizar a campanha, cujo ícone é um laço verde.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos do mundo, através do Sistema Único de Saúde (SUS), que financia cerca de 88% dos transplantes brasileiros. Ainda assim, o número de doadores não é o suficiente: 16 a cada 1 milhão, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx).

Bicentenário da Independência
Já a iluminação da primeira semana de setembro foi em homenagem ao Dia da Independência do Brasil e ao seu 200º aniversário. Do dia 2 ao dia 7, o Palácio foi iluminado em verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil.

Além da iluminação, a CMC também produziu duas reportagens históricas para o Nossa Memória, contando curiosidades sobre a Independência de nosso país, abordando as viagens da família real na Curitiba do século 19 e a participação do jovem padre curitibano, Ildefonso Ferreira Xavier, na construção da Independência do Brasil.


Setembro Amarelo
Em conscientização sobre o combate ao suicídio, a Câmara de Vereadores aderiu a campanha do Setembro Amarelo, mês internacional da prevenção ao suicídio. A campanha antiestigma é a maior do mundo e tem como lema “A vida é a melhor escolha”.

A campanha passou a integrar o calendário nacional em 2013, por iniciativa do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo Silva. O dia 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem o ano todo.

No Brasil, cerca de 38 pessoas tiram suas vidas por dia, resultando em 14 mil casos por ano. Em apoio à campanha, a CMC iluminou o Palácio Rio Branco em amarelo, a pedido da Associação Paranaense de Psiquiatria, através de Alexandre Leprevost (Solidariedade).

Fibrose cística
A fibrose cística é uma doença genética e crônica, que atinge principalmente pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Além disso, é a doença genética grave mais comum na infância.

Assim, entre os dias 10 e 17 de setembro o Palácio Rio Branco ficou iluminado em roxo, em alusão ao Setembro Roxo, campanha nacional de conscientização sobre a fibrose cística. A data em que se celebra a campanha é o dia 8 de setembro.

O pedido da iluminação do Palácio veio da ONG Unidos pela Vida, que também conseguiu que o Jardim Botânico de Curitiba fosse iluminado.

Rainha Elizabeth II
Na véspera e no dia do funeral da Rainha Elizabeth II - 18 e 19 de setembro - a CMC ficou iluminada com as cores da bandeira britânica, em respeito ao falecimento da monarca.

O pedido partiu da embaixada britânica. Além disso, a Câmara contou com a visita do cônsul honorário do Reino Unido, Adam Patterson, que falou em plenário.

O Palácio
Construído entre 1891 e 1895 – obra confiada ao engenheiro Ernesto Guaita –, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, era a sede da Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. O destaque, no primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública. 

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador e ser encaminhado diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor da Câmara responsável pelo calendário anual da iluminação cênica, por meio do sistema de chamados

Sugestões das entidades da sociedade civil devem ser apresentadas aos gabinetes parlamentares, que podem abraçar a causa e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva