Câmara de Curitiba confirma venda de lote no Atuba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/08/2023 10h30, última modificação 16/08/2023 10h51
Os vereadores de Curitiba também aprovaram dois projetos de resolução em segundo turno.
Câmara de Curitiba confirma venda de lote no Atuba

Sessões plenárias da Câmara de Curitiba ocorrem de segunda a quarta-feira, a partir das 9h. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou a autorização para uma operação imobiliária. O objetivo da mensagem do Executivo é alienar (vender) um lote público com 30,85 m², avaliado em R$ 30,7 mil, no bairro Atuba, à Plus Participações e Administração de Bens (005.00103.2022). O segundo turno também foi unânime, com 22 votos positivos.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) não se opõe à aquisição, que é um requisito do Conselho Municipal de Urbanismo a uma obra, desde que “o balão de retorno no final da rua Theóphilo Augusto Loyola Guimarães seja recomposto, mantidas as medidas de 7m de raio para a pista e 2m de calçada”.

“Foi um pedido iniciado pela própria empresa, que é a proprietária do lote ao lado deste terreno na parte da rua que está sendo desafetada, visando à regularização [de uma construção]”, explicou o líder do governo da CMC, Tico Kuzma (PSD), durante o debate em primeiro turno. “Para esta regularização, o Conselho Municipal de Urbanismo exigiu que a empresa adquirisse este terreno como forma de garantir o recuo predial”, acrescentou.

O plenário acatou as outras duas iniciativas em pauta, também para a votação em segundo turno. Os projetos de resolução são da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e reúnem as indicações dos vereadores com os homenageados das próximas edições dos prêmios João Crisóstomo Arns e Pablo Neruda de Diretos Humanos. Eles receberam 23 votos “sim” e 2 abstenções.

A próxima edição do Prêmio João Crisóstomo Arns homenageará 29 pessoas que se destacaram nas áreas da cultura e da educação, em Curitiba (089.00001.2023). O Prêmio Pablo Neruda, voltado a pessoas e a entidades não governamentais com protagonismo na defesa dos direitos humanos, reúne 28 indicações (107.00001.2023).

Os prêmios conferidos pela CMC, além dos títulos de Vulto Emérito e de Cidadania Honorária, são regulamentados pela lei complementar 109/2018. As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.