Repúdio ao Dnit, SOS comércio e mais notas do dia 16 de agosto

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 16/08/2023 17h02, última modificação 16/08/2023 17h02
Pronunciamentos, requerimentos, registros, visitas à Câmara de Curitiba e outros conteúdos do plenário.
Repúdio ao Dnit, SOS comércio e mais notas do dia 16 de agosto

Notas da sessão plenária de 16 de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Repúdio ao Dnit I*
“Chegamos a 100 dias desde que esta Casa aprovou um convite ao superintendente do Dnit [Departamento nacional de Infraestrutura de Transporte], inclusive neste período já houve até a troca do superintendente”, reclamou Mauro Ignácio (União). Assinado por 36 vereadores, o requerimento pede explicações sobre os conflitos de responsabilidade de obras em áreas de rodovias federais por toda a capital do Paraná (204.00010.2023).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Repúdio ao Dnit II*
Ignácio também solicitou ao Presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Podemos), que reitere o convite ao novo superintendente do órgão. “Deixo aqui o meu protesto em relação a esse silêncio do Dnit. Caso isso persista, estarei apresentando um voto de repudio contra esse órgão”, afirmou Ignácio. Em apoio as falas de Mauro Ignácio, o vereador Marcelo Fachinello citou que houve uma resposta do Dnit, na qual seria verificado agenda para o comparecimento. “Até este momento, essa data não nos foi passada. Vamos refazer o convite ao novo superintendente”, frisou Fachinello.

Moções da CMC*
Atualmente, o Regimento Interno (RI) prevê dois tipos de moções, que podem ser usadas pelos vereadores para se posicionarem publicamente sobre acontecimentos locais, nacionais ou mesmo internacionais. Existe a moção de apoio ou desagravo, por meio da qual a Câmara de Curitiba demonstra solidariedade, e há a moção de protesto, usada para marcar a contrariedade do Legislativo a respeito de um tema, de uma instituição ou de uma pessoa.

Comércio de Curitiba*
Os empresários e comerciantes da nossa cidade ainda sentem os reflexos da pandemia”, alertou o Pastor Marciano Alves (Solidariedade), nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Curitiba. Em relação ao comércio da região central, o parlamentar constatou diversos estabelecimentos fechados e empresários em “desespero”. “Se faz necessário um olhar por parte dos governos estadual e municipal a esses comerciantes que são o maiores geradores de riqueza da nossa cidade”, pediu o parlamentar.

Machismo estrutural
“Há uma diferença de tratamento quando é uma mulher que fala e faz uma crítica e quando é um homem que fala e faz uma crítica. Nós precisamos, sim, refletir sobre a questão do machismo, sobre a questão da violência política”, afirmou Professora Josete (PT). “O machismo é uma questão cultural, ele está impregnado. E muitas vezes, as atitudes não só de homens, mas também de mulheres, são machistas e as pessoas não percebem.”

Aumento da gasolina
Mauro Ignácio (União) registrou o reajuste dos combustíveis. “Curitiba tem o maior preço do Paraná e a refinaria de Araucária está aqui ao lado”, citou.

Estacionamento Regulamentado*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Tico Kuzma (PSD) questiona a Superintendência de Trânsito (Setran) sobre a existência de estudos para implantação de estacionamento regulamentado (EstaR) na rua Manuel Eufrásio, no bairro Juvevê (062.00623.2023).

Sítio Cercado*
Requerimento do vereador Marcos Vieira (PDT) faz questionamentos ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) acerca de implementação do binário na rua Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado (062.00624.2023).

Capão Raso*
O vereador Tito Zeglin (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o processo de desapropriação do imóvel sob a indicação fiscal 81.0083.015, localizado na rua Emanuel Kant, no bairro Capão Raso (062.00625.2023).

Asfalto no Saibro*
Requerimento com pedido de informação do vereador Mauro Ignácio (União) protocolado na CMC questiona à Prefeitura de Curitiba sobre as obras de implantação de massa asfáltica pelo Programa Asfalto no Saibro, em ruas do bairro Cachoeira (062.00626.2023).

Programa Unifas*
Pedido de informações oficiais do vereador Professor Euler (MDB) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre a data prevista para a execução das ações e para a implementação dos cursos de qualificação, formação e instituição de ferramentas de gestão, através do Programa União de Famílias Solidárias (Unifas) (062.00627.2023).

Visitas à sessão I*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador João da 5 Irmãos (União), do Coordenador de Operações dos Correios, Rubens Neto, acompanhado de Maicon Kuiz Hensek, Gerente das Atividades Externas dos Correios, e de Areovaldo Alves de Figueiredo, representante da Associação Nacional dos Trabalhadores da ECT (Anatect).

Visitas à sessão II
Tico Kuzma (PSD) recepcionou Agnaldo dos Santos, autor do livro "Os momentos mais inesquecíveis que vivi, ao lado do cara mais incrível que conheci", escrito em homenagem a seu irmão, vítima da covid-19. Já o presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a presença de vereadores e de assessora da Câmara Municipal de Mandirituba, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (CMC), e do ex-lutador Macaris do Livramento, que fez convite para evento beneficente de futebol neste domingo (20), a partir das 8h30, no estádio do Pinheirão.

Minuto de silêncio*
O vereador Eder Borges (PP) lamentou o falecimento do empresário Antonio Luis Noll, popularmente conhecido como Toninho da Renovar, ocorrido na ultima segunda-feira (14). O minuto de silêncio observado em plenário também registrou os passamentos de Adriana Luzia Alves (registro de Leonidas Dias, do Solidariedade) e de Maria Salete Soares Pinto (registro de Sidnei Toaldo, do Patriota).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba