Câmara de Curitiba concede Prêmio Servidor Público Padrão

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2013 09h05, última modificação 20/09/2021 11h28

“Os governos passam, mas os funcionários públicos permanecem. São eles que vão propiciar o ambiente e as condições para que a administração pública possa ter sucesso em realizar aquilo que os agentes políticos, eleitos pela população, definiram como prioridade”, disse a vereadora Julieta Reis (DEM), encarregada do discurso de homenagem na cerimônia de entrega do Prêmio Servidor Público Padrão, realizada anualmente pela Câmara de Curitiba. O evento foi conduzido pelo vereador Paul Salamuni (PV), presidente do Legislativo.

Em sua saudação aos homenageados, Julieta Reis lembrou que a premiação ao funcionalismo leva em consideração fatores como eficiência, rapidez, comprometimento, assiduidade, esforço e, sobretudo, “respeito a padrões éticos de conduta”. Para ela, “os concursos são cada vez mais exigentes e tal qualificação pretende a melhoria dos serviços prestados à população”. “O Legislativo se rejubila em reconhecer o esforço do funcionalismo público, categoria que hoje conta com garantias profissionais como o plano de carreira e a progressão salarial, mas que nem sempre foi assim”, apontou Salamuni.

A homenageada Maria José Ripol Diniz Serenato pronunciou o agradecimento em nome dos homenageados. Para ela, “ser funcionário público envolve desafios diários que só podem ser enfrentados com conhecimento, criatividade, razoabilidade, senso de justiça e ética”. “O reconhecimento àqueles que dedicaram anos de sua vida ao serviço público confirma a relevância destes profissionais para a sociedade”, disse.

Além dos parlamentares e homenageados, a cerimônia também contou com a presença de Eleonora Bonato Fruet, secretária municipal de Finanças, Liana Maria da Frota Carleial, representando o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o ex-vereador José Gorski.

Os premiados e os respectivos parlamentares que os indicaram foram:

Ana Maria Kohler Pires, promotora cultural. Atualmente é coordenadora do Centro de Criatividade de Curitiba. Indicada pela vereadora Julieta Reis (DEM).

Coronel Anselmo José de Oliveira (in memorian). Foi chefe da casa Militar, comandante-geral da Polícia Militar e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes das Polícias Militares, além de ser autor de vários programas de governo voltados à segurança publica. Seu nome foi indicado ao prêmio pelo vereador Ailton Araújo (PSC).

Antônio Darci Ferreira, servidor público há 28 anos, hoje é fiscal do Bosque Reinhard Maack e zela pela conservação do local, além de orientar os visitantes. Foi indicado pelo vereador Tito Zeglin (PDT).

Carlos Roberto Paes, gerente da Divisão de Fiscalização do Comércio, Publicidade e Posturas na Secretaria Municipal de Urbanismo. Seu nome foi indicado por Paulo Rink (PPS).

Cecília Simon Scuissiato atua há 22 anos como médica pediatra na Unidade de Saúde São Miguel, na CIC. Foi indicada pela vereadora Dona Lourdes (PSB).

Loize Maria Porrua Bonzatto. Desde 1995, a servidora exerce a função de professora de inglês na Escola Municipal Papa João XXIII. Indicada pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).

Márcio Pereira da Costa. Iniciou sua carreira como servidor há 32 anos, como aprendiz de Guarda Mirim, na Prefeitura de Curitiba. Atualmente é coordenador de atendimento na Regional Boa Vista. Seu nome foi uma sugestão do vereador Beto Moraes (PSDB).

Marcos Antonio Walkowski. Ingressou na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em 1980 e, desde então, desenvolveu várias atividades e funções neste órgão. Foi indicado pelo vereador Jorge Bernardi (PDT).

Maria José Ripol Diniz Serenato. Ingressou no serviço público há 32 anos e atuou como professora e diretora de escolas públicas. Atualmente é administradora da Regional de Santa Felicidade. Indicada pelo vereador Aldemir Manfron (PP).

Maria Romana Macchioni, supervisora de Núcleos Setoriais Financeiros da Secretaria Municipal de Finanças. Também desempenhou exerceu funções na Fundação de Ação Social (FAS), no Instituto de Previdência dos Servidores do Município e na Secretaria Municipal de Saúde. Indicada pelo vereador Chicarelli (PSDC).

Rodrigo Brown de Oliveira, delegado titular do 6° Distrito Policial de Curitiba. Também dirigiu as delegacias de Homicídios, Centro de Operações Especiais (COPE) e no Núcleo de Repressão ao Tráfico de Drogas. Foi indicado pelo vereador Cristiano Santos (PV).

Valentim Steckel Júnior. Iniciou sua carreira pública em 1983 na Fundação Cultural de Curitiba. Atualmente está lotado na Secretaria de Governo Municipal, onde atua como Coordenador Técnico da Administração Regional da CIC. Foi indicado pelo vereador Toninho da Farmácia (PP).