Câmara de Curitiba aprova homenagem a líder comunitária da Vila Verde

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/06/2025 11h30, última modificação 02/06/2025 13h18
O vereador Toninho da Farmácia propôs a homenagem para Camila Silva. O projeto da Captare foi confirmado em segundo turno.
Câmara de Curitiba aprova homenagem a líder comunitária da Vila Verde

Vereador Toninho da Farmácia defendeu homenagem à líder comunitária da Vila Verde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno, nesta segunda-feira (2), o projeto de lei que dá o nome de Camila Fernanda Soares Amaral Pereira Silva a um dos logradouros públicos ainda não nominados da capital. A proposta é de autoria do vereador Toninho da Farmácia (PSD) e homenageia a moradora da Vila Verde, conhecida como “Kamilona”, destacada por sua atuação como líder comunitária (009.00027.2024).

Camila Silva faleceu em setembro de 2024, aos 30 anos, após sofrer um ato de violência. Durante sua internação, uma grande mobilização social levou mais de 300 pessoas a doarem sangue em seu nome. “Camila era uma lenda viva, uma alma brilhante, que jamais será esquecida”, lembrou Toninho da Farmácia, ressaltando o impacto que ela teve na comunidade local. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação, na terça-feira (3), antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.

Utilidade Pública: Captare tem certidão confirmada em 2º turno

Além da homenagem à líder comunitária, os vereadores confirmaram, em segundo turno, a concessão de Declaração de Utilidade Pública ao Centro de Aprendizagem ao Trabalho e Acessibilidade Refúgio (Captare), a pedido de Sargento Tânia Guerreiro (Pode) e do ex-vereador Jornalista Márcio Barros. Fundado em 2011, o Captare tem projetos sociais no CIC, por meio dos quais leva aulas gratuitas de Muay Thai e de Jiu-Jitsu à comunidade  (014.00018.2024). A certidão auxilia na assinatura de convênios com o Poder Público.