Balanço legislativo: enfrentamento à pandemia ocupou metade das Tribunas Livres do semestre

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 30/07/2021 15h13, última modificação 30/07/2021 15h13
14 convidados ocuparam o espaço democrático de debates da CMC, que foi retomado em 2021, com o início da nova legislatura.
Balanço legislativo: enfrentamento à pandemia ocupou metade das Tribunas Livres do semestre

As Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras e são transmitidas ao vivo pelas redes sociais da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Retomada na 18º Legislatura – após uma breve pausa em 2020 em função da pandemia da covid-19 – a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu 14 convidados no primeiro período legislativo deste ano. O enfrentamento ao coronavírus e seus reflexos foram os temas mais trazidos pelos parlamentares no tradicional espaço democrático de debates, mas também houve espaço para falas relacionadas à saúde das mulheres, participação cidadã e a importância do combate ao abuxo e exploração sexual infantil. 

Assunto recorrente nas discussões em plenário e nas comissões permanentes do Legislativo, no protocolo de projetos de lei e indicações de ato administrativo ou de gestão, a pandemia da covid-19 foi debatida em metade das Tribunas Livres do primeiro semestre. Na última semana de junho por exemplo, a convite de Denian Couito (Pode), o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc/PR), Fabio Skraba, apresentou os números da crise enfrentada pelo setor em decorrência da crise econômica. 

Já o pesquisador e biólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Lucas Ferrante, esteve no Legislativo – a convite da bancada do PT e depois por iniciativa de Renato Freitas, do mesmo partido – em março, para falar sobre a necessidade de um lockdown de 21 dias para evitar a 3ª onda da doença e no começo de junho, para reforçar a recomendação técnica por medidas mais rígidas, até que a vacinação avançasse na capital. 

A convite de Ezequias Barros (PMB), José Jacyr Leal Junior, médico ginecologista e obstetra, e fundador do Instituto Jacyr Leal e do Programa Superconsciência, ocupou o espaço da CMC para falou sobre o tema “Acolhimento imediato para o enfrentamento da Covid-19”, orientando a população sobre a necessidade de trocar a expressão “tratamento precoce” que não é o termo correto, por “tratamento imediato”, cujo objetivo seria “tentar bloquear a replicação viral”. 

Saúde e outros temas

Em fevereiro, a Tribuna Livre debateu as dificuldades para o diagnóstico da doença celíaca, por iniciativa de Herivelto Oliveira (Cidadania); e reforçou as ações da Campanha Fevereiro Laranja, de combate à leucemia, quando o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), a convite da Comissão Executiva do Legislativo, alertou que 850 pessoas estavam, na época, na fila à espera por um doador compatível. Outro tema de destaque foi a apresentação da campanha “Mulheres Também Infartam”, por iniciativa de Maria Leticia (PV). 

Jair Mario Gabardo Junior, presidente da Associação do Professorado de Arte do Paraná (APROAP), esteve em maio, a convite de Carol Dartora (PT), para tratar do impacto negativo causado pela redução da carga horária das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia na grade curricular do ensino médio do Paraná. E o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes motivou Alexandre Leprevost (SD) a convidar o Conselho Tutelar a participar da Tribuna Livre. Na oportunidade, o órgão colegiado pediu apoio dos vereadores na mobilização para que a população denuncie casos de violência contra crianças e adolescentes. 

Tribuna Livre
Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.