Balanço legislativo: CMC recebeu comitiva do Reino Unido no 1º semestre de 2022

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 25/07/2022 10h20, última modificação 25/07/2022 10h50
Missões diplomáticas, prefeituras, câmaras, Terceiro Setor e escolas visitaram o Legislativo.
Balanço legislativo: CMC recebeu comitiva do Reino Unido no 1º semestre de 2022

Cônsul-geral do Reino Unido no Brasil, Lisa Weedon, e cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson, visitaram a CMC em maio. (Foto: Carlos Costa/CMC)

No mês de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita da cônsul-geral do Reino Unido no Brasil, Lisa Weedon, e do cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson. A visita foi o destaque do primeiro semestre de 2022 no Legislativo da capital do Paraná, que, no mesmo período, recebeu comitivas de Porto Alegre (RS) e de Florianópolis (SC), além de organizar o 1º Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Na visita à CMC, Lisa Weedon afirmou que os estados do Paraná, de Minas Gerais e da Bahia são considerados prioritários pelo governo do Reino Unido para uma aproximação estratégica (saiba mais). “Especialmente o Paraná”, disse ela, por sua “estabilidade política e econômica e oferta de oportunidades de negócio em diversos segmentos”. O país busca aqui parcerias nas áreas de comércio, meio ambiente, segurança e saúde. Ela deu como exemplo o desenvolvimento da vacina Astrazeneca, que contou com parceria entre a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Nas visitas de outros estados da federação, o destaque foi a comitiva de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que veio para Curitiba conhecer a experiência da cidade com a administração descentralizada nas Ruas da Cidadania (leia mais). Políticos de Florianópolis também estiveram na CMC, assim como representantes das cidades de Campo Magro, Francisco Beltrão e Guarapuava. No campo da articulação intermunicipal, a Câmara de Curitiba, no dia 1º de julho, reuniu 16 cidades no 1º Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral

Na relação com a sociedade civil, além das Tribunas Livres, a Câmara de Curitiba juntou-se ao Sesc Paraná, em fevereiro, no combate à dengue, participou das comemorações dos 40 anos do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco) e ingressou no projeto Gralha Confere, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), de combate às fake news na eleição de 2022

No período, pelo menos oito escolas estiveram no Legislativo, acompanhando o trabalho parlamentar, dentro do programa de visitas agendadas. Tistu, Colégio Católico, Everest Internacional, Colégio Adventista e Colégio Estadual Angelo Trevisan vieram acompanhar as sessões plenárias na Câmara de Curitiba. Em março, por ocasião do aniversário da cidade, mais de 50 cartas, de estudantes da Escola Municipal Belmiro César, da Escola Atuação e do Centro Universitário Santa Cruz, foram colocadas em uma cápsula do tempo, com mensagens para a cidade do futuro, e serão abertas em 2032.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).