Câmara de Curitiba recebe cônsules do Reino Unido

por Marcio Silva | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 24/05/2022 16h00, última modificação 24/05/2022 16h06
Vereadores discutiram com representantes do governo britânico sobre como ampliar parcerias estratégicas entre o país e Curitiba.
Câmara de Curitiba recebe cônsules do Reino Unido

Os cônsules foram recepcionados no gabinete da Presidência e conheceram o Palácio Rio Branco, sede histórica do Legislativo de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com o objetivo de ampliar a integração entre Brasil e Reino Unido, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, nesta terça-feira (24), a cônsul-geral do Reino Unido no Brasil, Lisa Weedon, e o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson. Os cônsules foram recebidos pelos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Flávia Francischini (União), respectivamente o presidente e a primeira-secretária da CMC.

>>> Clique AQUI e confira todas as fotos da reunião.

Segundo Lisa Weedon, os estados Paraná, Minas Gerais e Bahia são considerados prioritários pelo governo do Reino Unido para uma aproximação estratégica, especialmente o Paraná, por sua “estabilidade política e econômica e a oferta de oportunidades de negócio em diversos segmentos”. Ainda segundo a diplomata, comércio, meio ambiente, segurança e saúde são as principais áreas em que seu governo busca parcerias com o Brasil.

Adam Patterson, por sua vez, destacou a sinergia entre Reino Unido e Brasil no desenvolvimento da vacina Astrazeneca, que contou com parceria entre a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Estas visitas também têm por objetivo entender as necessidades de nossos parceiros e como as empresas e o nosso governo podem contribuir”. 

Tico Kuzma e Flávia Francischini agradeceram a visita e a oportunidade de dialogar com os cônsules e colocaram o Poder Legislativo da capital à disposição para tratar de temas que sejam de assunto conjunto da cidade e do Reino Unido.

Também acompanharam a visita, Lívia Baesso de Almeida, analista de Transporte, Logística e Protocolo da Embaixada Britânica no Brasil; Larissa Vázquez, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Saúde; e Adriana Kodama Massetti, ambas do Consulado Geral Britânico em São Paulo. Da Câmara de Curitiba participaram a diretora-geral, Jussana Marques; a chefe de gabinete da Presidência, Waléria Maida; e o assessor especial de projetos e gestão, Thiago Soares.

Câmara de Curitiba recebe cônsules do Reino Unido
Cônsules do Reino Unido estavam acompanhados de funcionários da embaixada e do consulado-geral. (Foto: Carlos Costa/CMC)