Aladim comenta decisão judicial sobre petit-pavê

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2006 16h55, última modificação 14/06/2021 07h15
Autor da lei que autoriza a Prefeitura a realizar a troca do piso tipo petit-pavê (nº 11.843/06), o vereador Aladim Luciano (PV) comentou, na Câmara de Curitiba, a decisão judicial que determinou a paralisação das obras de revitalização da Avenida Marechal Deodoro. Nesta segunda-feira (30), a juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Josely Dittrich Ribas, concedeu liminar em ação civil pública movida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência. A ação foi proposta em setembro, pela promotora de justiça Terezinha Resende Carula, para garantir o cumprimento da legislação em vigor e resguardar o direito à acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais.
"Buscamos um entendimento junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Prefeitura para que o petit-pavê não seja utilizado nessa obra, evitando contratempos. Esta é uma justa reivindicação das pessoas portadoras de necessidades especiais e sua defesa deve ser intransigente. Quero lembrar que esses cidadãos encontram muitas dificuldades ao se locomover nesse tipo de calçamento", afirmou Aladim.
Segundo o parlamentar, apesar da excelente iniciativa do prefeito Beto Richa de revitalizar as calçadas da Capital, houve uma falha no projeto do Ippuc ao incluir o petit-pavê na obra sem consultar os segmentos organizados da sociedade com interesse direto na melhoria e sem observar o cumprimento da legislação vigente.