Ações inéditas aproximam a Câmara da população de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 27/07/2023 12h10, última modificação 27/07/2023 11h12
Eventos como o “Câmara 330 anos”, pelo aniversário do Legislativo e de Curitiba, marcaram o primeiro semestre de 2023.
Ações inéditas aproximam a Câmara da população de Curitiba

Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo “Câmara 330 anos”, no dia 25 de fevereiro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) comemorou seu aniversário e da cidade com um dia inteiro de atividades abertas à população. Ao longo do sábado, dia 25 de março, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo “Câmara 330 anos”, evento que abriu a programação especial pela semana do aniversário. Teve  atrações para todos os gostos: esportivas, culturais, gastronômicas e para o lazer da criançada.

Além de reforçar a importância da atividade física, o “Câmara 330 anos” teve o objetivo de aproximar a população do Legislativo. “Essa é uma festa de todos, e a Câmara de Curitiba quer estar aberta à população. Queremos que o povo participe das discussões mais pesadas, mais difíceis e áridas do dia a dia, mas também que elas estejam aqui na confraternização, na alegria, no momento de festejar”, afirmou o presidente Marcelo Fachinello (Pode).

A concentração do evento começou às 10h, na praça Oswaldo Cruz. Em seguida, vereadores e servidores caminharam junto à população e ao vice-prefeito Eduardo Pimentel até a praça Eufrásio Correia, que fica em frente ao Legislativo e que recebeu as atividades ao longo do sábado. A programação esportiva também contou com aulas-show de educadores físicos que também são influenciadores digitais.

As atrações musicais também foram diversificadas: a banda Questão de Ordem, formada por vereadores e servidores, foi a primeira a ocupar o palco e animou o público. A programação também contou com os Lenhadores da Antártida, a Banda Lyra e as pickups da Disco Joints. valorizando a cultura local. O grupo Odori, da comunidade japonesa, também se apresentou. 

Outra atração foi um tour pela Câmara de Curitiba guiado pela pesquisadora Clarissa Grassi, responsável pela tradicional visita ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ela começou a atividade pela praça Eufrásio Correia, falando de curiosidades como a origem do nome e a importância da Estação Ferroviária, desativada na década de 1970, para o desenvolvimento da cidade. O grupo, em seguida, passou pelo Palácio Rio Branco, sede do Legislativo, que ao longo do dia esteve aberto para a visitação; a sala onde são realizadas as reuniões das comissões, localizada no subsolo do prédio histórico; e um gabinete parlamentar (saiba mais sobre o evento).

>> Leia também:
Câmara de Curitiba recebe grupos para visitas guiadas

No dia 29 de março, aniversário da CMC e de Curitiba, a sessão plenária foi especial. Os vereadores comemoraram a data ao lado do prefeito Rafael Greca, outras autoridades e alunos das redes pública e privada da capital. A praça Eufrásio Correia também serviu de cenário para o Auto da Fundação, espetáculo produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Mutirão inédito

Outra ação inédita, em que a Câmara de Curitiba abriu as portas para a população, foi o mutirão da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), no dia 14 de fevereiro. A atividade reuniu, pela primeira vez, a assessoria jurídica gratuita com a negociação de dívidas com a Copel, a Sanepar e a Cohab, realizando 290 atendimentos.

“A CMC tem esse objetivo de abrir suas portas à população em relação ao trabalho legislativo, mas também de ser um braço, de ser um caminho de resolução direta dos problemas dos cidadãos. Queremos fazer mais parcerias como essa, ampliar esse atendimento, em especial com a Defensoria Pública do Paraná”, frisou Marcelo Fachinello sobre a ação.

Primeiro mutirão do ano da DPE-PR, a atividade também foi inédita por reunir, além do atendimento jurídico gratuito, representantes das empresas públicas. “O mutirão foi importante não apenas por marcar o início das mobilizações, mas por consolidar as parcerias, em especial com a CMC”, afirmou o defensor público-geral do Paraná, André Giamberardino.

Encontro dos Parlamentos

No dia 20 de junho, com nova ação inédita, buscou a aproximação e a integração além dos limites da capital paranaense. O 1º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) teve 150 inscritos, número equivalente à lotação máxima do auditório da CMC, fora o público que acompanhou os debates de forma remota, no YouTube da instituição.  

Com a adesão de 22 das 29 cidades da Grande Curitiba, a Câmara pretende repetir o evento. Conforme Fachinello, a ideia era propiciar o diálogo entre políticos, a sociedade civil e universidades. Um dos palestrantes foi o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que vislumbrou uma RMC “uniforme” e a continuidade dos encontros.

Confira aqui os outros balanços das atividades da Câmara de Curitiba no primeiro semestre de 2023.