Caminhada reuniu 200 pessoas na abertura das comemorações da Câmara

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 25/03/2023 17h05, última modificação 27/03/2023 09h22
“Irmãs de nascimento”, Curitiba e Câmara de Vereadores fazem aniversário no dia 29 de março. Para festejar, CMC organizou dia de shows e promoção da saúde.
Caminhada reuniu 200 pessoas na abertura das comemorações da Câmara

Bernardete Giebiluka, 69, foi uma das 200 pessoas que participaram da caminhada. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Quem acordou cedo, viu as nuvens escuras no céu, mas não desistiu e foi até a praça Oswaldo Cruz, neste sábado (25), foi brindado com uma manhã ensolarada e com a oportunidade de fazer uma caminhada ao lado do presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), dos vereadores Osias Moraes (Republicanos), Mauro Ignácio (União), Leonidas Dias (Solidariedade), João da 5 Irmãos (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Sargento Tânia Guerreiro (União), além de vários secretários da Prefeitura de Curitiba.

Dentro do planejado, as pessoas começaram a chegar na Oswaldo Cruz por volta das 10 horas e, meia hora depois, após uma breve saudação das autoridades, começou a caminhada até a praça Eufrásio Correia, ao lado da CMC. Cerca de 200 pessoas percorreram o trecho de um quilômetro de extensão, utilizando uma das pistas laterais da avenida Sete de Setembro, fechada para o tráfego pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito. Durante todo o trajeto, os participantes puderam contar com a animação da bateria da torcida Guerreiros de Cristo, da Igreja Bola de Neve.

“A mensagem que a caminhada passou é a da promoção da saúde”, afirmou o presidente da CMC, Marcelo Fachinello. “É isso que a gente quer colocar na cabeça das pessoas, o quanto é importante praticar alguma atividade física”. Ele comemorou a adesão à atividade, que reuniu autoridades municipais, vereadores, servidores do Legislativo e seus familiares, moradores da região central e grupos da sociedade civil, como a torcida Guerreiros de Cristo e idosos já atendidos pelas políticas públicas do Executivo.

“Essa é uma festa de todos, e a Câmara de Curitiba quer estar aberta à população. Queremos que o povo participe das discussões mais pesadas, mais difíceis e áridas, do dia a dia, mas também que elas estejam aqui na confraternização, na alegria, no momento de festejar. Queremos que a população possa desfrutar desse dia com atividades culturais, esportivas e gastronômicas, integrando todos os espaços. A festa é para vocês, dos vereadores para a comunidade. Viva a Câmara e a cidade de Curitiba pelos seus 330 anos!”, saudou Fachinello.

Representando o prefeito Rafael Greca na festa de aniversário da Câmara Municipal, cuja criação, no dia 29 de março de 1693, se tornou o parâmetro para a festa de aniversário de Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel parabenizou o Legislativo por aliar a festa cívica ao incentivo ao esporte. “Tudo é em prol das pessoas e da saúde delas”, agradeceu. Ele se ausentou momentaneamente da Conferência Municipal de Saúde, realizada hoje no parque Barigui, para prestigiar as atividades do Legislativo.

Na chegada à praça Eufrásio Correia, os participantes foram recepcionados pela tradicional Banda Lyra Curitibana e se encontraram com as pessoas que já curtiam a feira gastronômica e as atividades para as crianças. “Acho muito importante a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, tanto nos projetos de lei quanto em ações para serem realizadas com a população. Foi uma ótima ideia do Fachinello trazer o lazer e a atividade física para essa semana tão importante, quando se comemora o aniversário de Curitiba”, comentou Carlos Pijak, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Parceira no line-up dos shows, Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), estava feliz com o evento. “Foi um processo muito natural, porque a Banda Lyra é um símbolo da cidade e veio para as comemorações, assim como João Egashira e seu grupo [Orquestra a Base de Cordas]. Todos vieram abrilhantar essa festa maravilhosa”, disse. Animada, ela comentou que teve a oportunidade, “ainda muito jovem”, de participar da festa dos 300 anos, com o prefeito Rafael Greca. “Agora estou muito feliz participando dos 330”. Luiz Gusi, da Segurança Alimentar, e José Neto Lupion, da Cohab, participaram da comemoração.

Dando exemplo!
A alegria da comerciante aposentada, Bernardete Giebiluka, 69 anos de idade, foi uma atração à parte na caminhada que abriu as comemorações do aniversário da Câmara. “Vou fazer esse 1 km [de caminhada] bem tranquila”, disse, esbanjando a saúde de quem desde 2013 participa das atividades de promoção da saúde realizadas na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho. “Comecei por indicação médica, fiquei, melhorei, tive alta, mas nunca mais parei”, contou.

“Antes de hoje, eu tinha participado só uma vez das festas de aniversário de Curitiba. Faz tempo, que foi quando teve distribuição de bolo lá em frente à universidade [UFPR, na praça Santos Andrade]. Hoje eu vou aproveitar a festa o máximo que eu puder”, prometeu Bernardete. Ela disse se considerar uma sobrevivente, pois “graças ao Universo” não pegou covid-19. “Estou em dia com as recomendações médicas [da vacinação] e tenho certeza que a atividade física ajuda bastante. Eu não reclamo da minha velhice, não.”

“A última vez [que participei de um evento desses] foi a Caminhada do Coração, no parque Barigui, antes da pandemia”, confessou o vereador Mauro Ignácio, um dos primeiros a chegar. “Eu faço caminhada no Barigui, geralmente no fim de semana, apesar de não conseguir ir sempre. O esporte é importante. Voltei para a academia agora, depois da pandemia, para manter a saúde”, afirmou, dando exemplo entre os vereadores. A Sargento Tânia Guerreiro também fez o exercício e confirmou que faz caminhadas regularmente nos parques da cidade.

Focado  no treino, João da 5 Irmãos mostrou disposição de quem há três meses está se disciplinando e fazendo exercício todos os dias. “O esporte tem que fazer parte da rotina das pessoas. Não tem tempo? Arranje um tempo. Temos que cuidar da gente para cuidar dos outros, porque é cuidado com a saúde física, mas também com a saúde mental, porque tirar uma hora do dia para você reduz a adrenalina, faz pensar melhor nos problemas. Só tem aspectos positivos”, testemunhou.

“Rapaz, eu venho de uma recuperação de lesão de tendão, há 90 dias, e voltei a caminhar faz pouco tempo. Vim porque é importante!”, animou-se Osias Moraes, que trouxe a família, amigos e assessores para a atividade. Talvez fosse o exemplo dos colegas que faltasse para Leonidas Dias entrar para o time dos desportistas da Câmara Municipal. “Eu já pratiquei atividades físicas, mas vou confessar que caminhada assim [coletiva], faz uns três anos que eu não participava. Que possa servir como um incentivo para eu retomar as minhas caminhadas e corridas, a partir da comemoração dos 330 anos de Curitiba”, prometeu.

Encerrando o bloco dos vereadores que participaram da caminhada, Sidnei Toaldo primeiro brincou que “a minha mulher quer me empurrar para a academia”, depois disse que faz caminhadas ocasionalmente. Ele resumiu a importância dos eventos do dia de hoje como importantes para reduzir o distanciamento entre a Câmara e a população, “que não é bom”. “Achei muito bacana a Câmara chamar a população para participar não somente nos momentos que a gente está discutindo projetos de lei, mas também no de comemoração”, disse Amália Tortato (Novo), que tinha uma desculpa para a ausência. “Vim pra banda”, disse a vocalista.

“Questão de ordem”
No microfone, Osias Moraes disse que a banda com vereadores e servidores da CMC, montada especialmente para o evento, se chamava “Questão de Ordem!”. Depois Eder Borges (PP) chamou o grupo de Parlamentares do Sucesso - numa brincadeira com a famosa banda de rock Paralamas do Sucesso. “Essa iniciativa de montar a banda é muito legal, porque os vereadores são vistos como extremamente chatos, de terno cinza, e isso mostra que somos todos roqueiros”, brincou Borges. 

“Eu estava passando o som [com o vereador Hernani, do PSB]”, justificou um bem-humorado Herivelto Oliveira (Cidadania) por não estar na caminhada. Ele e Márcio Barros (PSD) se revezaram tocando baixo no show. “ É a primeira vez que a CMC comemora junto com a prefeitura essa data importante, com um evento no pátio. Vai ser uma semana bem bacana”, completou Oliveira. “A política tem que ser séria, mas não pode ser chata. [Atividades como a banda] humanizam os vereadores e mostram que a gente tem uma vida além da política”, concordou Barros. Maria Leticia (PV) defendeu que esses eventos na praça aconteçam regularmente.

Mauro Bobato (Pode) contou que viria para a caminhada, mas acabou envolvido em um debate na Conferência Municipal da Saúde e se atrasou. Apesar disso, fez uma avaliação positiva da iniciativa da Câmara: “A praça Eufrásio Correia precisa dessa vida, melhor ainda se trouxer a população para perto da CMC”. Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Bruno Pessuti (Pode) também vieram do Barigui para a Eufrásio Correia. “A fundação da cidade de Curitiba se dá com a criação da Câmara Municipal, então é uma honra estar vereador neste momento, quando comemoramos 330 anos dessa história”, disse Pessuti.

“A gente fica muito feliz em ver a confraternização dos vereadores e dos servidores com a população”, festejou Nori Seto (PP), que prometeu participar da caminhada no ano que vem. Oscalino do Povo (PP) também elogiou a organização. “Temos sempre que ficar reapresentando a Câmara Municipal para a sociedade, pois nem sempre as pessoas se atentam para a importância da instituição”, refletiu Rodrigo Reis. Ele disse que, por serem mais acessíveis que outras autoridades, são os vereadores que atendem a população em horas de necessidade, orientando e ajudando quando possível.