Praça Eufrásio Correia é palco do Auto de Fundação de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 29/03/2023 15h25, última modificação 29/03/2023 16h07
Vereadores e outras autoridades, além de professores e alunos de três escolas da capital, assistiram à peça.
Praça Eufrásio Correia é palco do Auto de Fundação de Curitiba

O Auto da Fundação é produzido pela Fundação Cultural de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (29), dia em que tanto a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) quanto a capital paranaense festejam seu 330º aniversário, a praça Eufrásio Correia, vizinha ao Legislativo, serviu de cenário para a encenação do Auto da Fundação. Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o espetáculo começa com a chegada dos povoadores à região do Atuba, em busca de ouro, e o contato deles com a população indígena.

Caracterizados com vestimentas de época, os atores representam personalidades históricas como o Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. Além do presidente Marcelo Fachinello (PSC) e de outros vereadores, o público contou com a presença do prefeito Rafael Greca; do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; de secretários municipais; e de alunos e professores de três escolas da cidade.

A Escola Municipal CEI Belmiro Cesar, localizada no bairro Fanny, participou com um grupo de alunos do 4º ano. A diretora da unidade, Daniella Blanc Pierri Marques comparou a atividade a uma “aula de história ao vivo”. “Eles trabalham Curitiba. Faz parte da disciplina deste primeiro trimestre, eles estão trabalhando desde o começo do ano. Isso traz para eles o resultado daquilo que eles aprenderam em sala de aula”, ressaltou.

A professora Wangelis Cordeiro, do Colégio Social Madre Clélia, na comemoração com duas turmas de 3º ano, agradeceu o convite para a instituição de ensino assistir à comemoração. “Eles estão conhecendo a história de Curitiba, que já foi vista em sala de aula, e hoje podendo ver de pertinho os índios, toda a história”, declarou.

O professor Cristiano Frizon, da Escola Atuação Unidade Boqueirão, também elogiou o espetáculo. “Elas [crianças de uma turma do 3º ano] ficaram sabendo na segunda-feira que a gente viria, a gente avisou eles na segunda, e desde então estavam bastante ansiosos, gostaram bastante. […] Foi muito bonito, acho que dá uma amostra da história de Curitiba bem legal para as crianças", disse.

O espetáculo também chamou a atenção de quem passava pela praça, como Celi Silva, que parou para assistir ao Auto de Fundação. “Achei uma homenagem muito bonita. É o aniversário de Curitiba, né, muito emocionante”, elogiou.