Festa dos 330 anos da CMC e de Curitiba reúne 3 mil pessoas

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 27/03/2023 11h45, última modificação 27/03/2023 12h41
Realizado no último sábado (25), o evento Câmara 330 anos teve esporte, cultura, gastronomia e diversão para a criançada.
Festa dos 330 anos da CMC e de Curitiba reúne 3 mil pessoas

Com atividades variadas, a Câmara recebeu a população para celebrar seu 330º aniversário. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A rua em frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a praça Eufrásio Correria foram ocupadas, nesse sábado (25), pela festa antecipada para marcar os 330 anos do Legislativo e da capital paranaense. A estimativa é que 3 mil pessoas tenham passado pelo evento Câmara 330 anos, que reuniu atividades físicas e culturais para todos os gostos, gastronomia e diversão para a criançada.

“Gostaria de agradecer a presença de todos na festa de comemoração dos 330 anos da Câmara Municipal, no último sábado, aqui na rua ao lado e na praça Eufrásio Correia”, destacou o presidente Marcelo Fachinello (PSC). “Foi um dia de muita atividade física, um dia de atividades culturais e gastronomia. [Gostaria de] agradecer a todos os vereadores que se fizeram presentes, aqueles que não puderam vir mas os gabinetes puderam participar e aos funcionários da Casa.”

O vereador frisou a participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel na abertura do evento e ainda agradeceu a parceria com a Prefeitura de Curitiba, com secretarias municipais e a TV Evangelizar.  “Foi um sucesso a comemoração dos 330 anos da Câmara, iniciando a semana de comemorações dos 330 anos da nossa cidade”, pontuou Fachinello. “Aliás, teremos uma sessão especial na próxima quarta-feira, no dia 29 de março [com a encenação do Auto de Fundação, hasteamento da bandeira de Curitiba e a presença do prefeito Rafael Greca].”

Alexandre Leprevost (Solidariedade) cumprimentou a Mesa Diretora pela organização do evento. “É importante que a Câmara possa agir com atitudes como essa, que aproximam a população da Câmara”, comentou.

Incentivo ao esporte
A concentração para o evento foi na praça Oswaldo Cruz, a partir das 10 horas. Depois da caminhada de cerca de um quilômetro, pela avenida Sete de Setembro, as atividades foram realizadas na CMC e na Eufrásio Correia. “Gostei de tudo”, afirmou Dirceleide Polacchini. Ela e a amiga Lúcia Helena Parente participaram da caminhada e, após o aulão de alongamento, aproveitaram para tietar o educador físico, personal trainer e influenciador Aurélio Alfieri, responsável pela atividade.

Alfieri ainda é autor do livro “Manual prático para ser jovem por mais tempo”. “Parabéns para Curitiba, 330 anos. E essa possibilidade da gente caminhar pela cidade com um clima tão gostoso, fazer um aulão de alongamento e agora curtir uma música, fantástico. Parabéns à Câmara de Vereadores, à organização”, parabenizou Alfieri.

Além da caminhada e do alongamento, a população pode participar de aula-show de ginástica com a educadora física, personal e influenciadora Renatinha de Lima e de aulão de zumba com a professora Ale Brito. “Maravilhoso, eu fiquei muito feliz com o convite, bastante gente apareceu. E assim você consegue mostrar um pouquinho mais a energia que é a dança para o povo curitibano”, contou Ale.

Cultura e diversão
A banda Questão de Ordem, formada por vereadores e servidores, animou o público. Com uma setlist abrangente, o grupo começou com a música “Sou bicho do Paraná”, de João Lopes, e tocou até sambinha e sertanejo. A "saideira" foi ao som de “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. A apresentação foi organizada pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC).

Vocalista da banda Lenhadores da Antártida, Ricardo Passos frisou a importância de eventos como realizado sábado para a promoção da cultura local. “Curitiba está fazendo 330 anos, a gente está fazendo 12 anos de estrada. Espero que sempre tenham estas festas de aniversário da cidade, porque elas ajudam na cultura local”, declarou. “Curitiba é uma cidade muito rica, de cultura, e a gente não consegue fazer com que isso se expanda para o país inteiro.”

“A arte curitibana é uma arte muito restrita a Curitiba. Então essa ideia de fomentar a cultura em praças e áreas públicas é maravilhosa”, completou Passos. A programação musical também contou com a banda Lyra, com as pickups da Disco Joints. Além disso, o público pode acompanhar a apresentação cultural do grupo Odori, da comunidade japonesa.

Também houve uma visita guiada pela Câmara de Curitiba. O tour foi guiado pela pesquisadora Clarissa Grassi, responsável pela tradicional visita ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ela começou a atividade pela praça Eufrásio Correia, falando de curiosidades como a origem do nome e a influência da Estação Ferroviária, desativada na década de 1970, para o desenvolvimento da região.

O grupo depois passou para o Palácio Rio Branco, onde o presidente Marcelo Fachinello também falou um pouco da função dos vereadores e do processo legislativo. Em seguida, Clarissa conduziu os visitantes para o subsolo do prédio histórico, onde hoje funciona a Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), e para o gabinete do vereador Tico Kuzma (PSD), para que pudessem conhecer o espaço. 

Durante o dia, o Palácio Rio Branco também esteve aberto para quem quisesse conhecer o espaço onde os vereadores de Curitiba se reúnem para votar os projetos de lei e realizar as discussões para a cidade. A pesquisadora ressaltou o papel do cidadão de fiscalizar o poder público. “Nós temos esse direito, mas nós temos que exercer esse direito, antes de qualquer coisa”, afirmou a pesquisadora.

Sobre a experiência de guiar a visita a outro ambiente, Clarissa contou que para a pesquisa cemiterial já acabava se debruçando sobre a história de fundação da CMC e sobre outras questões relativas à cidade. “E o objetivo é o mesmo da visita ao cemitério, desmistificar o lugar, trazer as pessoas para conhecerem o espaço”, complementou. 

Filipe Leiria, que já havia acompanhado a visita ao Cemitério Municipal, realizou o tour. “Achei sensacional a gente ter essa contextualização da rua, do surgimento do Palácio, como foi o desenvolvimento da Câmara, os diferentes usos do prédio”, avaliou. Ele disse que recomendaria a atividade, caso fosse realizada uma nova visita.

Para os “curitibinhas”, o evento ainda teve pipoca e algodão-doce de graça, além de contação de histórias, espaço para pintura, brinquedos infláveis, por meio da parceria com a TV Evangelizar. E à tarde, a praça Eufrásio Correia recebeu os Jogos do Piá, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que resgatam as brincadeiras de antigamente, como o rolimã e as bolinhas de gude.

>> Confira, no Flickr da CMC, o álbum de fotografias do evento: 

 25/03/2023 - Curitiba e Câmara de Vereadores fazem aniversário no dia 29 de março