Viaduto do Orleans, acidentes com trens e mais notas do dia 27 de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 27/03/2023 12h25, última modificação 27/03/2023 19h34
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Viaduto do Orleans, acidentes com trens e mais notas do dia 27 de março

Notas da sessão plenária do dia 27 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Sandbox regulatório
Pela segunda vez, o vereador Professor Euler (MDB) pediu o adiamento da votação em plenário do seu projeto que cria um ambiente de negócios especial para empresas inovadoras - o "sandbox regulatório" (005.00207.2020). Ele repetiu que discute a proposta com o Executivo e tem interesse em votá-la quando a aprovação for possível. "Faz tempo que ela já é lei no Paraná, porque eu fiz questão de levar a proposta, que foi bem recebida e aprovada na Assembleia Legislativa. Se é bom para o Paraná, é boa para Curitiba", defendeu. Euler pediu adiamento por 15 sessões.

Linha férrea I*
Marcos Vieira (PDT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (27), para falar das passagens de nível nas linhas férreas de Curitiba. Ele se mostrou alarmado com os graves acidentes que têm ocorrido nesses trechos. “No ultimo dia 23, um acidente ocorreu no bairro Sitio Cercado e por um milagre o motorista do veiculo não morreu”, disse o parlamentar.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Linha férrea II*
“Há 20 anos, a população que reside na rua Nova Esperança, no bairro Sitio Cercado, se mobiliza para que seja regularizada essa passagem”, explicou Vieira. O vereador cobrou providências para que a empresa Rumo dê condições de segurança aos que residem e circulam pela região. “Conto com o apoio dos colegas vereadores para que possamos cobrar e juntos achar uma alternativa para que esses problemas não acabem em tragédia”, pediu o parlamentar.

Orleans*
Pronunciamento do vereador Mauro Ignácio (União) abordou o projeto de construção do novo viaduto sobre a BR-277, no bairro Orleans. “Trago aqui um dossiê com 100 páginas, dos 10 anos que o meu mandato traz visibilidade a esse problema”, informou o vereadorA inviabilização do projeto pelo Governo Federal através da Agência Nacional de Transportes Terrestres foi citada por Ignácio, que defende a importância da obra para o tráfego e desenvolvimento da região.

Novo bispo*
A apresentação do novo bispo auxiliar à Arquidiocese de Curitiba, na manhã de domingo, foi citada em plenário. “O padre Reginei José Modolo foi empossado ontem em uma linda missa na Catedral de Curitiba”, elogiou o vereador Osacalino do Povo (PP). O padre Zico, como é conhecido, foi nomeado em 2022 como bispo titular de “Macriania di Mauritania” e auxiliar na arquidiocese de Curitiba. “A cerimonia contou com a presença de diversos religiosos e autoridades politicas do nosso estado”, finalizou Oscalino, que estava presente, representando a CMC.

Viaduto*
Marcos Vieira (PDT) cobrou providências da Prefeitura de Curitiba para que sejam solucionados os problemas que envolvem as obras do viaduto que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto, no bairro Alto Boqueirão. “Há anos os moradores da região têm enfrentado problemas com a interdição do viaduto”, cobrou Vieira.

Esporte*
A primeira etapa do Circuito de Corridas de Rua, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e o tradicional Passeio Ciclístico Condor, que fez parte das celebrações pelos 330 anos de Curitiba, no último fim de semana, foram comentados em plenário pelos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Tico Kuzma (PSD). “Seis mil atletas participaram de uma excelente corrida organizada pela nossa Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude [Smelj]”, parabenizou Barros. “Parabenizo também a Smelj pelo apoio no passeio ciclístico que reuniu famílias inteiras para festejar o aniversario de nossa cidade”, completou Kuzma.

Inclusão*
Em pedido de informações oficiais, a vereadora Sargento Tania Guerreiro (União) questiona a Secretária Municipal de Educação sobre o número de crianças surdas matriculadas na rede municipal de ensino. A parlamentar alega estar recebendo inúmeras reclamações da comunidade de que essas crianças não estão recebendo educação inclusiva nas escolas do município e precisam s deslocar para escolas situadas na região metropolitana de Curitiba (062.00189.2023).

Comunicação*
Marcos Vieira (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Saúde sobre os motivos da falta de serviços de telefonia e internet em diversas unidades básicas de saúde, entre elas a UBS Vila Clarice, no bairro Novo Mundo, e na UBS Osternack (062.00190.2023).

Cemitérios*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, a vereadora Maria Letícia (PV) pergunta sobre o processo de exumação e translado de restos mortais que se encontram nos cemitérios e no ossuário municipal para aqueles cidadãos em situação de vulnerabilidade financeira (062.00191.2023).

Contratos*
Dois pedidos de informações oficiais do vereador Professor Euler (MDB) são direcionados à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre a previsão para nova concorrência pública de licitação e de concessão do transporte público (062.00192.2023); e o segundo, sobre os contratos dos eventos para eventos de comemoração dos 330 anos de Curitiba, bem como os valores dessas contratações (062.00193.2023).

Odontologia*
Informações sobre a existência de programas educativos voltados à saúde bucal e aos tratamentos odontológicos fornecidos pela rede municipal de atenção à saúde fazem parte do pedido do vereador Nori Seto (PP) à prefeitura de Curitiba (062.00194.2023).

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (PSC), do ex-vereador André Passos.

Minuto de silêncio
A pedido de Eder Borges (PP), a CMC respeitou um minuto de silêncio pelo falecimento do humorista e músico Juca Chaves, neste fim de semana, aos 84 anos de idade.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba