Vigilância Sanitária apresenta atividades na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2013 18h30, última modificação 20/09/2021 11h08
Integrantes da Vigilância Sanitária de Curitiba realizaram, na Câmara de Curitiba, exposição sobre atividades desenvolvidas pela equipe. O encontro com os vereadores ocorreu na sala da presidência, a convite da Comissão de Saúde e Bem-Estar e Esporte, presidida pelo vereador Pedro Paulo (PT).

“Receber esta equipe é importante para compartilhar informações do setor de vigilância. Também é uma forma de prestar contas dos trabalhos realizados pela prefeitura nesta área, além de cobrar ações e apresentar demandas recebidas pelos vereadores”, disse Pedro Paulo.

Para o diretor do Centro de Saúde Ambiental da secretaria de Saúde, Luiz Armando Erthal, é preciso conscientizar sobre o papel do SUS (Sistema Único de Saúde) na prevenção de doenças. “Hoje temos 237 profissionais que integram as equipes de Vigilância Sanitária nos nove distritos espalhados por Curitiba. Trabalhamos em várias áreas, desde fiscalização à normatização”, explicou.

Dentre as ações planejadas pela Vigilância, Erthal destacou a categorização que o órgão está realizando para certificar restaurantes de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014. “Dentro dos padrões ditados pela lei, informamos aos comerciantes sobre as exigências que, se cumpridas, colocam o estabelecimento dentro de uma categoria definida pela Vigilância Sanitária”, contou.

Outra atividade desenvolvida pela Vigilância refere-se à verificação da qualidade da água, tanto a tratada, advinda da Sanepar, quanto a de fontes alternativas. “Devido ao bom histórico dos últimos anos, devemos diminuir as fiscalizações sobre a água da Sanepar, e intensificar a verificação destas fontes alternativas, já que muitas bicas e poços apresentam água poluída”, disse Luiz Armando Erthal.

Para Salamuni, é preciso que haja uma regulamentação sobre a abertura de poços artesianos. “Temos que cuidar para que a cidade não se torne uma verdadeira "peneira", com o risco de desabamentos pela abertura descontrolada destes poços”, acrescentou.

O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), também elogiou a atuação das comissões permanentes da Casa, que vêm trazendo diversos setores para debater questões relevantes aos curitibanos. “Fico muito satisfeito com o trabalho das comissões, que são fundamentais para determinar nossas ações no parlamento”, destacou.

Também acompanharam a reunião os vereadores Chicarelli (PSDC), Colpani (PSB), Mestre Pop (PSC), Paulo Rink (PPS) e Serginho do Posto (PSDB).