Vereadores confirmam apoio à regularização de sede dos Bombeiros
Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros, compareceu à sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Durante a sessão plenária desta terça-feira (2), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registraram 27 votos a favor da doação do terreno ocupado pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros, ao Governo do Paraná. O resultado, em segundo turno, acelera a regularização da sede do GOST, no bairro Cajuru (005.00650.2025).
A unidade especial do Corpo de Bombeiros já ocupa o terreno desde 2008, por meio do instrumento de Outorga de Permissão de Uso de Próprio Municipal. Isso foi possível, porque a Outorga é um ato administrativo pelo qual fica autorizado o uso especial de bem público, a título gratuito ou oneroso, para o desenvolvimento de ações de interesse público. Agora, com a titularidade definitiva, o Governo do Paraná poderá ampliar investimentos na área.
O imóvel doado pela Prefeitura de Curitiba possui 1.550 m². De acordo com laudo emitido em dezembro de 2024, a Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI), vinculada à Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), avaliou a área em R$ 2,327 milhões. Para Serginho do Posto (PSD), líder do Governo na CMC, a doação da unidade ao GOST é importante para que haja melhorias nas instalações do Corpo de Bombeiros.
Os vereadores Jasson Goulart (Republicanos), Fernando Klinger (PL) e Toninho da Farmácia (PSD) elogiaram a decisão do Executivo de passar a área ao Corpo de Bombeiros, destacando que o trabalho prestado por esses profissionais no resgate de pessoas e no combate a incêndios deve ser valorizado. Para as vereadoras Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e Vanda de Assis (PT), que votaram a favor da operação imobiliária, o Município poderia ter negociado com o estado uma permuta de terrenos, ao invés de uma simples doação.
Votaram a favor os seguintes vereadores presentes na sessão plenária: Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco (PMB), Carlise Kwiatkowski (PL), Da Costa (União), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Giorgia Prates (PT), Guilherme Kilter (Novo), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Laís Leão (PDT), Marcos Vieira (PDT), Meri Martins (Republicanos), Nori Seto (PP), Olimpio Araujo Junior (PL), Professora Angela (PSOL), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Tiago Zeglin (MDB), Toninho da Farmácia (PSD), Vanda de Assis (PT) e Zezinho Sabará (PSD).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba