Vereador sugere privatizar administração do Zoológico

por Assessoria Comunicação publicado 15/01/2014 10h55, última modificação 21/09/2021 10h58

A administração do Zoológico Municipal de Curitiba poderá passar para a iniciativa privada a título de concessão. Este é teor da sugestão apresentada à Prefeitura pelo vereador Chico do Uberaba (PMN), que entende ser a medida convergente com o interesse público. “Diversos municípios do Brasil já adotaram esse modelo, e o resultado é que as prefeituras podem se dedicar à solução de demandas mais imediatas”, defende o vereador.  

O requerimento do parlamentar (044.00085.2014) pede que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, providencie estudos que garantam a eficácia do processo licitatório de concessão de uso do Zoológico de Curitiba. A empresa vencedora estaria autorizada a cobrar ingressos dos visitantes e, em contrapartida, seria obrigada a garantir a segurança e o conforto dos usuários, manter e preservar a estrutura do local e proporcionar as condições adequadas para que os animais sejam expostos.

Conforme esclarece o texto de justificativa do requerimento, um exemplo bem sucedido de administração terceirizada pode ser verificado no Parque das Aves, em Foz do iguaçu, zoológico que oferece condições dignas para os animais em exposição e segurança para a circulação dos visitantes. “Outro exemplo pode ser encontrado aqui mesmo em Curitiba. O Jardim Botânico (no bairro de mesmo nome) é mantido em regime de concessão pela empresa O Boticário, e o resultado é que o local é uma referência turística em todo o Brasil”, afirmou o vereador Chico do Uberaba.