Vereador elogia o IML e Instituto de Criminalística

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2006 17h15, última modificação 14/06/2021 08h47
Falando na Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Mario Celso Cunha (PSDB) fez elogios à atuação do IML, o Instituto Médico Legal, e ao Instituto de Criminalística do Paraná. O parlamentar destacou também o trabalho do servidor público José Joel Camargo, curador do museu do IML.
Mario Celso lembrou que o IML nasceu no dia 21 de março de 1892 e o primeiro diretor foi o fundador da Universidade Federal do Paraná, Victor Ferreira do Amaral e Silva. O primeiro exame foi feito no dia 5 de setembro de 1899 e as instalações ficavam num antigo casarão localizado na Avenida Marechal Floriano, esquina com a Avenida Sete de Setembro, onde, hoje, está situado o Cefet.
A atual sede do IML, na Visconde de Guarapuava, foi inaugurada em 6 de março de 1975 pelo governador Emilio Gomes. O vereador destaca que “o IML é, hoje, referência nacional, com base científica e cultural, com uma estrutura eficiente e pessoal técnico capacitado. Existem 69 câmaras frigoríficas para a conservação dos cadáveres, além de um controle especial por imagens, cujo arquivo é dos mais ilustrativos”.
Já passaram pelo IML 22 diretores, sendo que, atualmente, quem dirige o órgão é o médico Hélio Galileu Bonetto. Outro ponto que merece destaque, segundo o vereador, é o arquivo de identificação: “o funcionário Antonio Roberto Teilo (agente auxiliar de perícia de primeira classe) é um trabalhador dedicado, que tem realizado um serviço que merece nota dez. O arquivo é uma marca da memória do IML”. Mario Celso revela que o IML conta com um quadro de competentes funcionários, médicos legistas, patologistas e profissionais da área de química legal, toxilogia, psiquiatria forense, agente de perícia oficial, necrotério e protocolo. Em 2005, um total de 2.935 corpos passaram pelo IML, sendo que, neste ano, já passam de 2 mil corpos por mortes violentas e mais 500 por morte natural.
Quanto ao Instituto de Criminalística, foi criado em 16 de maio de 1935 como Laboratório de Polícia Técnica, passando a ter a atual denominação desde 1982. É um órgão da Secretaria de Segurança Pública e conta com uma equipe das mais qualificadas. Realiza exames de acidentes de trânsito, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio, engenharia legal, identificação pericial judiciária, balística forense, documentoscopia, química legal e perícias contábeis. “Seu diretor, dr. Carlos Roberto Martins de Lima, tem sido dinâmico no comando das ações deste conceituado instituto”, completou o vereador Mario Celso.