Vereador defende educação ambiental em escolas

por Assessoria Comunicação publicado 05/08/2005 16h40, última modificação 28/05/2021 10h25
O vereador Paulo Salamuni (PMDB) protocolará na segunda-feira (08), na Câmara de Curitiba, projeto de lei que  institui nos currículos das escolas públicas municipais a “Educação  Ambiental”.
De acordo com a proposta, a matéria deverá ser ministrada em todos os níveis de ensino, inclusive o fundamental, devendo abranger aspectos da saúde, segurança do trabalhador, com destaque para a necessidade de medidas preventivas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o estudo do meio ambiente, da coleta seletiva de lixo e reciclagem.
A recomendação para a instituição da Educação Ambiental também partiu do Ministério Público do Trabalho, que solicita o cumprimento da Lei 9.795 e decreto 4.281, que prevêem o desenvolvimento de tal matéria nas instituições públicas.
Em sua justificativa, o vereador cita a Constituição Federal, em seu artigo 7º e 225, “pois o meio ambiente do trabalho  adequado traduz-se em interesse coletivo constitucionalmente  assegurado”.
Para Salamuni, este ambiente ideal só será conquistado com a educação ambiental.  “Educação é um componente essencial e permanente, por isso deve ser constante,  em todos os níveis e modalidades do processo educativo, seja em caráter formal ou não”, afirma.