Vereador critica alta do pão em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 29/09/2005 17h15, última modificação 01/06/2021 15h10
Enquanto a farinha de trigo apresentou este ano, até agosto, uma redução de 4,04%, o preço do pão francês em Curitiba aumentou, no mesmo período, 7,30%, ficando apenas atrás de Fortaleza e Brasília. A informação, prestada pelo vereador Mario Celso (PSDB), tem como base o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que aponta a variação inflacionária no País.
Lamentando que o setor da panificação não tenha aproveitado a redução do preço da farinha, que é o principal ingrediente do pão, para reduzir ou pelo menos manter o preço do pão, o vereador lembrou que nos últimos dez anos o consumo de derivados de trigo no País cresceu apenas 0,8% ao ano, índice inferior ao do aumento populacional.
Segundo Mario Celso, embora a Organização Mundial da Saúde recomende o consumo em torno de 70 quilos de pão per capta ao ano, no Brasil se consome atualmente cerca de 50 quilos.
“Não se pode esquecer que em nosso País a farinha de trigo, por determinação do Ministério da Saúde, é enriquecida com ferro e ácido fólico para se combater a anemia, doenças cardiovasculares e o mal de Alzheimer. Assim, além de importante alimento, o consumo de pão também representa um reforço à saúde, daí a importância do produto manter um preço acessível especialmente às camadas mais carentes da população”, explica.
Isenção
Mario Celso está sugerindo aos deputados estaduais que se inspirem na lei recentemente aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo. A iniciativa isenta do ICMS a comercialização interna de trigo em grão, farinha de trigo, mistura pré-preparada de farinha de trigo para panificação, pão francês e pão de sal, como forma de provocar uma redução dos preços e um conseqüente aumento do consumo.