Unidade de saúde poderá ter nome de Dante Romanó

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h39

Uma das unidades de saúde de Curitiba, por onde teve início o Programa Médico da Família, poderá receber o nome do médico Dante Romanó Júnior, um dos principais incentivadores e introdutor do programa na rede municipal, falecido no último dia 5. Projeto que trata desta denominação começou a tramitar, esta semana, na Câmara de Curitiba, por iniciativa do vereador André Passos (PT).
O parlamentar, que deseja compartilhar com a cidade o reconhecimento pelo trabalho de Dante Romanó, também ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, nos anos 80, convidou os demais 34 vereadores para subscrever o documento, justificando “a importância de uma existência de doação social que foi a sua vida”.
No último domingo (16), o teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná ficou lotado de convidados para uma homenagem póstuma ao “grande defensor do Sistema Único de Saúde e do programa implantado por ele, com reconhecimento internacional”, ressaltou André Passos.
Consciência social
Dante Romanó foi aluno do Colégio Santa Maria, membro da juventude Universitária Católica, formou-se médico e foi professor e reitor da Universidade Federal do Paraná. No Hospital de Clínicas, conviveu com o sofrimento e a miséria da população, ampliando sua consciência social. Durante a repressão política, evidenciou seu espírito humanista, emprestando solidariedade a perseguidos políticos, colocando sua própria moradia para abrigo. A sua candidatura para a reitoria da Federal, em 85, foi conseqüência do seu engajamento na organização do movimento docente, porém, foi no serviço público municipal, criando o Programa Médico da Família, que se notabilizou como um defensor intransigente da saúde. Ele dizia que “a melhor saúde individual é onde há melhor bem-estar coletivo”.
Durante a homenagem dos colegas e alunos da Federal, no domingo, ficou evidenciado seu compromisso social e sua generosidade de cidadão consciente.