Trieste Futebol Clube recebe homenagem da Câmara de Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 20/12/2023 13h55, última modificação 20/12/2023 18h35
Reconhecido com o diploma de Votos de Congratulações, o Trieste conquistou a Série A do Campeonato Amador de Curitiba pela 14ª vez.
Trieste Futebol Clube recebe homenagem da Câmara de Curitiba

Mauro Ignácio entregou o diploma a dirigentes do Trieste Futebol Clube, equipe tradicional de Santa Felicidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária da última segunda-feira (18), dirigentes do Triste Futebol Clube, equipe que conquistou, pela 14ª vez, a Série A do Campeonato Amador da capital. Por iniciativa do vereador Mauro Ignácio (União), o título da tradicional equipe do bairro de Santa Felicidade foi reconhecido com o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos.

A Série A do Campeonato Amador de Curitiba, relatou Ignácio, é organizada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). O Trieste se sagrou campeão, continuou o vereador, em “uma emocionante disputa na final com o Novo Mundo”. O autor da homenagem frisou que o clube foi fundado há 86 anos e deu "este orgulho para Santa Felicidade nos 145 anos [do bairro]”, comemorados em novembro.

Ele lembrou que diversos vereadores, quando o plenário aprovou o requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos, enalteceram a trajetória do Trieste (077.00839.2023). "Naturalmente, hoje, esta diretoria aqui representa os atletas”, completou Ignácio. O diploma foi entregue ao presidente do clube, Adilceo Ferro; ao vice-presidente, Jaziel Baioni; e a Marcos Antônio Anzolin, que será o presidente do Conselho Diretor a partir de 2024.

Mauro Ignácio homenageia vencedores da Olimpíada de MatemáticaVencedores da Olimpíada de Matemática são recebidos na Câmara

Mauro Ignácio também homenageou, na última segunda, os alunos de Curitiba que se destacaram na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap) de 2023. “Vocês realmente são talentosos, são orgulho da nossa cidade e mostraram, então, sua competência em matemática, na qual eu tenho muita dificuldade”, brincou o parlamentar.

“Lá em cima [nas galerias do Palácio Rio Branco, onde ocorrem as sessões plenárias] estão seus familiares, naturalmente muito orgulhosos”, continuou. “Quero cumprimentar aqui o secretário Rony Miranda, toda a equipe da Secretaria [Estadual] de Educação, todas as escolas que participaram deste momento, dessa disputa que eles venceram e foram premiados com uma viagem até Foz do Iguaçu [PR]”, declarou Ignácio.

Receberam os diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos os estudantes Lucas Albergoni de Mello, do Colégio Estadual Santo Antônio; Lucas de Lara Alves, do Colégio Estadual Jayme Canet; Gabriel Espak Mann, do Colégio Estadual do Paraná; Gustavo Ferreira de Lima, do Colégio Estadual Padre Claudio Morelli; Guilherme Vinícius da Costa Pinto, do Colégio Flávio Ferreira da Luz; e Matheus Soares Rodrigues, da Escola Estadual Maria Pereira Martins (077.00730.2023).

Giorgia Prates homenageia Grupo PaquetáGrupo cultural Baquetá recebe congratulações da CMC

Ainda na sessão de segunda, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao Grupo Baquetá, "iniciativa cultural que tem desempenhado um papel fundamental na promoção da diversidade étnico-cultural brasileira por meio de produções teatrais, musicais e de dança” (077.00825.2023).

Idealizado por Camila dos Santos, o Baquetá surgiu em 2009 com a missão de divulgar “a riqueza da cultura brasileira ancestral, especialmente dos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos originários do Brasil”, ressaltou a vereadora. Seus artistas, prosseguiu, “têm desenvolvido trabalhos pautados na pesquisa da musicalidade, da oralidade e dos conhecimento dos povos que, infelizmente, nem sempre recebem o devido destaque na nossa sociedade”. 

Em 2023, contou Prates, o Baquetá conquistou cinco prêmios no Festival de Teatro da Amazônia. “E, além de suas produções artísticas, o grupo dedica-se a projetos como a Marcha do Orgulho Crespo, que foi incluída no calendário oficial do município, que nós votamos aqui na Casa”, acrescentou. Compareceram à entrega do diploma: Jamille Reddin, Nathan Gabriel, Marcel Malê, Keyla Lima, Leo Cardoso, Kamylla Paola dos Santos, André Daniel, Maycon Souza, Preto Martins, Petrus Cuesta e Vanessa Vzorek.

Na sessão desta terça (19), Giorgia Prates registrou a entrega de diploma ao artista de hip-hop Caê Traven, que seria homenageado na solenidade Ubuntu, em novembro, mas não pôde comparecer ao evento.

Mauro Bobato entrega homenagem a empresário Joaquim de Oliveira NetoCâmara homenageia empresário Joaquim de Oliveira Neto

Mauro Bobato (Pode), também na segunda, entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao empresário Joaquim de Oliveira Neto. O homenageado, relatou o vereador, “há 40 anos atua no mercado de alimentos e bebidas como gestor de negócios, empresário, empreendedor, representante e distribuidor regional".

Natural do interior de São Paulo, Oliveira Neto "é apaixonado por nossa cidade”, disse Bobato. Em 2001, o empresário assumiu todas as cantinas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). “A partir daí, ele implantou o projeto da praça de alimentação da PUC, com cinco restaurantes, que expandiu para outras universidades e hospitais”, prosseguiu.

Em 2014, “Joaquim criou um dos primeiros food trucks de Curitiba, o Jon's Olive Burgers, especializado em hambúrguer gourmet”, relatou Bobato, enaltecendo o empreendedorismo do homenageado (077.00794.2023). 

Rodrigo Reis homenageia pastoraPastora Maria Nazareth do Nascimento recebe congratulações

Rodrigo Reis (União), na mesma sessão plenária, registrou a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à pastora Maria Nazareth Alves do Nascimento, da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular. A homenagem foi entregue pelos “23 anos servindo ao Senhor e à comunidade de Curitiba voluntariamente”. 

“Além da pastora prestar um excelente trabalho de voluntariado para a comunidade, também faz parte como voluntária da Diretoria da Associação das Amigas e Amigos de Carentes e Queimados [AACQ)], do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o que torna oportuna a concessão da presente honraria”, afirma Reis na justificativa do requerimento (077.00742.2023). 

Professor Euler homenageia Restaurante Baviera

Restaurante Baviera é homenageado por vereadores de Curitiba

Ainda na sessão da última segunda, Professor Euler (MDB) entregou homenagem de sua autoria ao Restaurante Baviera. O diploma de Votos de Congratulações e Aplausos foi concedido “pela belíssima decoração de Natal, inspirada na tradição natalina germânica”, explicou o vereador.

O restaurante, relatou Euler, tem 51 anos de história e mantém o "cardápio intacto, sempre com os mesmos pratos", além  preservar a decoração com peças antigas. O diploma foi entregue aos proprietários do Baviera, Marcio Borges e Tayana Hey (077.00826.2023).

O parlamentar contou que Borges “era cliente do restaurante ao longo de 20 anos e de tanto que gostava do restaurante, quando viu a primeira oportunidade, foi lá e comprou” o estabelecimento. E agora, no período de Natal, “o Márcio e a Tayana estão inovando no restaurante, com uma decoração que vale a pena conhecer”, finalizou Euler.

Euler homenageia Conselho de FonoaudiologiaCâmara homenageia Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região

Na sessão de terça-feira (19), Professor Euler entregou outra homenagem de sua autoria (077.00791.2023). O reconhecimento, desta vez, foi em função dos 30 anos do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono 3). “Essa é uma data obviamente marcante, que merece nosso reconhecimento, não só pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia, mas por tudo que os fonoaudiólogos fazem em prol da saúde das pessoas”, agradeceu.

Euler relatou que os debates sobre a Fonoaudiologia começaram a partir da "preocupação da Medicina e da Educação com a profilaxia e a correção de erros de linguagem apresentados pelos escolares”. A primeira graduação de bacharelado em Fonoaudiologia foi criada em 1977, pela Universidade de São Paulo (USP), embora já existissem cursos tecnólogos na área desde a década de 1960. E, em 1981, a profissão passou a ser regulamentada por lei.

Ele ainda fez um relato pessoal sobre como o trabalho de fonoaudiólogos ajudou sua filha: “É nítida e notória a evolução dela, dia após dia, nas correções de problemas da fala. Então, eu tenho somente a agradecer à profissão de vocês e faço este reconhecimento público, junto aos demais vereadores”, concluiu. O diploma foi entregue ao presidente do Crefono 3, Celso Luiz Gonçalves dos Santos Junior.

Sidnei Toaldo homenageia arquiteta Mariana SaltiniArquiteta Mariana Saltini é reconhecida pelo trabalho com acessibilidade

Sidnei Toaldo (Patriota), na mesma manhã, entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à arquiteta Mariana Saltini. O vereador destacou o trabalho da homenageada na área da acessibilidade.

A arquiteta, disse Toaldo, atua há mais de 15 anos com projetos residenciais, comerciais e corporativos, priorizando a sustentabilidade. Ele pontuou que Mariana busca priorizar “projetos sociais e inclusivos, que impactem e conscientizem a sociedade” (077.00834.2023).

“Com esse propósito inclusivo, Mariana também se envolve com acessibilidade fora da arquitetura”, prosseguiu o vereador, “integrando o Ministério Eficiente [para pessoas com deficiência], na PIB, a Primeira Igreja Batista de Curitiba, trabalhando com crianças e adultos com deficiência e neurodiversidade”. "Ela faz um trabalho fantástico com a acessibilidade”, finalizou. A arquiteta recebeu a homenagem acompanhada do marido, o empresário Rodrigo Beal.

Colégio Estadual do Paraná recebe congratulações da Câmara

Rodrigo Reis também entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos, na sessão desta quarta-feira (20), à diretora-geral do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Laureci Schmitz, devido aos resultados da equipe de futebol de salão feminino da instituição. As atletas, contou o vereador, foram convocadas para representar o Brasil no Desafio Internacional de Futebol de Salão Feminino Sub 17, em Rosario, na Argentina (077.00840.2023).

“Mais do que representar o país, as 12 alunas vestem a camisa da Seleção. Esta equipe foi campeã da Taça Brasil no ano de 2022 e é formada por meninas que se dedicam muito, que abrem mão de muitas coisas para se dedicar ao esporte”, enalteceu Reis. “O Colégio Estadual do Paraná é um exemplo em investimento e dá oportunidade aos alunos, pois o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, e o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes”, concluiu.

O vereador destacou os nomes das 12 convocadas: Amanda Barcala Ribeiro, Ashley Costa Siqueira, Beatriz Barcala Ribeiro, Érica Letícia Fischer Artigas, Isabelle Catarina Evangelista Gonçalves, Julia Pereira Schmenk, Larissa de Faria Clazer, Louizi Portella Padilha, Maria Eduarda Alves Pereira, Maria Fernanda Santos da Cunha, Mariane Gabrielle Godoi, Thais Colaço Proença Carvalheiro. Além de parte da equipe, compareceram à entrega a diretora Laureci Schmitz, a técnica da equipe, Daniely de Quadros, e professores do CEP. O presidente Marcelo Fachinello (Pode) também parabenizou a equipe e o Colégio Estadual pela conquista.

Professor Renato Vieira Júnior recebe o Prêmio Servidor Público Padrão

Também na manhã desta quarta, Tico Kuzma (PSD) entregou o diploma e o troféu do Prêmio Servidor Público Padrão ao professor Renato Vieira Júnior. A indicação do servidor à honraria frisa "seus notáveis serviços prestados ao longo da carreira como professor da rede estadual de ensino” (020.00017.2023).

O homenageado, relatou Kuzma, já atuou no Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul e no Departamento da Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, integra a equipe da Paraná Esporte, da Secretaria do Esporte do Paraná, como técnico no Departamento do Paradesporto, onde "tem sido uma referência aos atletas com deficiência, oferecendo a orientação, o treinamento e o apoio necessários para eles que possam alcançar todo seu potencial esportivo”.

“Sua dedicação e expertise têm sido fundamentais para promover a inclusão e o desenvolvimento desses atletas”, elogiou o vereador. Prêmio Servidor Público Padrão foi entregue em sessão solene realizada no dia 9 de novembro, mas o professor não pôde comparecer à cerimônia. Na manhã desta quarta, Kuzma registrou, ainda, a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos para Osnildo Teixeira Luiz, em reconhecimento aos 30 anos de dedicação à Copel (077.00803.2023).

Os vereadores também aprovaram, nesta semana, novos votos de Congratulações e Aplausos. Na manhã desta quarta, a Sargento Tânia Guerreiro (União) defendeu a homenagem de sua autoria à Provopar, pelos 40 anos de serviços prestados à comunidade (077.00862.2023). Herivelto Oliveira (Cidadania) apresentou quatro proposições de sua iniciativa para reconhecer Caroline Uniga, Lisy Anne Monteiro, Nicole Vanoni e Laryssa Basso pelo destaque na programação do Natal de Curitiba em 2023 (077.00856.2023, 077.00857.2023, 077.00858.2023 e 077.00859.2023).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba