Jornalista do “Olá, Polônia” recebe Votos de Congratulações em Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 15/12/2023 16h20, última modificação 15/12/2023 16h45
Na última quarta-feira (13), os vereadores homenagearam diversos profissionais da capital paranaense.
Jornalista do “Olá, Polônia” recebe Votos de Congratulações em Curitiba

Homenageado por Tito Zeglin, Oskar Plonka criou o programa "Olá Polônia". (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, nesta quarta-feira (14), o jornalista Oskar Plonka para uma homenagem. Plonka é responsável pela criação de um programa de televisão chamado “Olá, Polônia”, em que aborda “tanto a história quanto a vida atual dos descendentes de poloneses na América do Sul, especialmente no Brasil”, explicou Tito Zeglin (PDT), autor da proposição de Votos de Congratulações e Aplausos

Zeglin explicou que Plonka nasceu na cidade de Breslávia, na Polônia, e que, em 2020, quando começou a atuar como produtor e jornalista, começou a pesquisar diferentes rotas de migração polonesa da história. "Quando descobriu a migração de seu povo para o Brasil, Oskar percebeu a falta de dados aprofundados sobre a vida destes em nosso país, especialmente em filmes e materiais televisivos”, disse o vereador.

Foi aí, relatou Zeglin, que o homenageado “teve a ideia de criar uma série de televisão que tratasse tanto da história quanto da vida atual dos descendentes de poloneses na América do Sul, especialmente no Brasil. A TVP, maior rede de televisão do governo polonês, demonstrou interesse na ideia, proporcionando a criação de um episódio piloto”. E, assim, nasceu o programa "Olá, Polônia - Poloneses no Brasil e América do Sul" (077.00754.2023).

Rodrigo Reis entrega congratulações a campeão de petecaCampeão de torneio brasileiro de peteca recebe congratulações da Câmara

Na sequência, Rodrigo Reis (União) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao atleta e professor de peteca Antônio Vieira Júnior, do Clube Curitibano. No dia 4 de novembro, representando o clube e a Federação Paranaense de Peteca (Feppe), ele conquistou o título de Campeão Brasileiro na categoria Master II (50 a 59 anos) no 34º Campeonato Brasileiro de Peteca, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais (077.00823.2023).

Reis relatou que, “ao atingir o nível de destaque no esporte, Vieira Júnior ficou conhecido no mundo da peteca como Coroinha, apelido carinhoso herdado de seu pai, que é chamado de Coroa no batalhão policial [Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, Minas Gerais]”, onde serviu. Organizada pela Confederação Brasileira de Peteca (CBP), o campeonato brasileiro “reuniu os melhores jogadores da modalidade de todo o país em uma disputa de alto nível”, enfatizou o vereador. 

“Antônio Vieira Júnior foi um dos campeões em sua categoria, mostrando talento e técnica ao longo da competição, superando adversários de todo o país para conquistar o título máximo do torneio”, enalteceu Reis. “Pela dedicação e empenho, pelas conquistas e vitórias”, continuou, é “justa a homenagem a esse pai, atleta, professor”. Acompanharam a entrega Sylvio Colle, Steffani Kraemer, Nelson Pangracio Jr., Rubens Bocutti e Gilson Camargo.

Mauro Vieira entrega Prêmio Papa João Paulo IICMC entrega Prêmio João Paulo II a coordenadora de comunidade terapêutica

Ainda na quarta (13), Marcos Vieira (PDT) entregou o diploma e o troféu do Prêmio João Paulo II à professora Sueli Maria Borges, que não pôde comparecer à sessão solene para a entrega da honraria, no dia 31 de agosto. Formada em Educação Física, a servidora estadual aposentada "dedicou sua vida ao ensino e à promoção do bem-estar na rede de educação do estado do Paraná”, declarou o vereador.

“Mas o seu comprometimento transcendeu as salas de aula, estendendo-se ao serviço voluntário na Associação Casas do Servo Sofredor, Mosteiro Monte Carmelo, uma comunidade terapêutica católica”, prosseguiu Vieira. “Desde 2006, Sueli tem desempenhado um papel fundamental na missão da associação, acolhendo homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social e dependentes químicos(017.00012.2023).

>> Leia também:

Prêmio Papa João Paulo II é entregue na Câmara Municipal de Curitiba

O autor da indicação ao Prêmio João Paulo II frisou que Sueli, como coordenadora da Casa Feminina da entidade por uma década, "demonstrou um compromisso incansável com o processo terapêutico por meio da escuta, orientando e apoiando aqueles que buscam uma vida de sobriedade". "Que seu exemplo continue a inspirar a todos a sermos agentes de positividade e mudança. Muito obrigado por sua incansável dedicação e por tornar nossa cidade um lugar para todas as pessoas", finalizou.

Sidnei Toaldo entrega Prêmio Servidor Público PadrãoVereador concede o Prêmio Servidor Público Padrão

Sidnei Toaldo (Patriota), na sequência, entregou o diploma e o troféu do Prêmio Servidor Público Padrão a Edelcio Marques dos Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba. O homenageado, que não pôde comparecer na solenidade de entrega da honraria, no dia 9 de novembro, é formado em Administração de Empresas, com especialização em Emergências Ambientais e em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, tendo atuado em diversas funções dentro da administração pública do município desde 1984 (020.00023.2023).

“Com muita honra”, disse Toaldo, “esta Casa, através do nosso mandato, dedica a você, Délcio, pelos serviços relevantes prestados à nossa cidade de Curitiba, esta homenagem, o Servidor Público Padrão, pois você representa toda essa equipe da Prefeitura Municipal de Curitiba, carrega contigo um trabalho árduo, de responsabilidade junto ao município”. “É uma referência dentro do serviço público de Curitiba”, completou o vereador.

>> Leia também:

> Câmara concede o prêmio Servidor Público Padrão 2023

Ezequias Barros entrega homenagem a "Grequinha"Imitador Grequinha recebe homenagem da Câmara de Curitiba

Por fim, Nicolas Izaias Nascimento, conhecido como Grequinha, por imitar o prefeito da cidade de Curitiba, Rafael Greca, recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos das mãos de Ezequias Barros (PMB). O vereador relatou que Grequinha, quando criança, “ficava em frente à televisão, imitando Sílvio Santos, Faustão, Datena, entre outros artistas famosos da TV. O bom humor foi sempre a sua marca”  (077.00666.2023).

“A imitação para Nicolas não é só fazer vozes, mas sim homenagear as pessoas. Desde 2017 trabalhando no transporte coletivo, lhe deram a ideia de imitar o prefeito Rafael Greca”, contou Barros, "e foi algo que deu certo". “A empresa onde Nicolas trabalha, a Auto Viação Redentor, possui um projeto chamado Bus Music Redentor, em que os colaboradores andam pela cidade cantando canções natalinas e Nicolas, como animador do ônibus, sai também com eles, imitando o Prefeito da Cidade”, acrescentou o autor da homenagem.

CMC aprova congratulações ao Trieste Futebol Clube e outras homenagens

Os vereadores aprovaram, também nesta quarta, novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Entre eles, uma homenagem ao Trieste Futebol Clube, de autoria de Mauro Ignácio (União), pela 14ª conquista da Série A do Futebol Amador de Curitiba (077.00839.2023). “Santa Felicidade está em festa. Pelos 145 anos, que foram comemorados agora em novembro, e também pelo título que o Triste trouxe para o bairro”, celebrou.

“Meu filho, Mauro Jr., é um apaixonado pelo esporte, faz parte da diretoria do Trieste e, por isso, eu também vivo os bastidores dessa disputa”, relatou o vereador. Ele pontuou que a vitória se deu “num jogo muito emocionante, muito lutado em campo”. Rodrigo Reis brincou com o autor da proposta, lamentando que o time do Novo Mundo não foi campeão. "É um time novo, jovem, uma equipe jovem, diretoria nova”. 

Sidnei Toaldo, por sua vez, afirmou que “o título ficou em boas mãos”. “O Triste fez por merecer”, disse ele. Para Mauro Bobato (Pode), a vitória deve servir “de referência para que a gente possa avançar e que os clubes [amadores] se tornem sustentáveis”. Alexandre Leprevost (Solidariedade) concluiu o debate, observando que “o Trieste é muito importante, além do futebol, também para a questão do entretenimento no bairro de Santa Felicidade e para a questão do turismo; faz com que pessoas de outras regiões vão até Santa Felicidade para assistir um bom futebol”.

Professor Euler (MDB), por sua vez, debateu três requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos, de sua autoria, aos guardas municipais de Curitiba Luiz Antônio Kerling (077.00830.2023), Cristiano Fernando Alves (077.00831.2023) e Edimilso Ribeiro Soares (077.00832.2023). Os servidores, relatou o vereador, atuaram “bravamente para salvar vidas no ataque de marimbondos ocorrido na praça Eufrásio Correia”, no dia 7 de dezembro (confira dicas de como agir durante ataque de abelhas).

“Fica aqui o nosso reconhecimento à Guarda Municipal, porque é muito comum as pessoas atacarem a Guarda quando consideram que alguma coisa aconteceu de inadequado, mas esquecem de dizer que todos os dias, o tempo todo, na nossa cidade inteira, tem guardas municipais preservando os equipamentos públicos, cuidando da vida das pessoas, fazendo aquilo que se espera, dignamente, do serviço público, que é servir a população”, declarou o vereador. Ele estendeu o agradecimento “a todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que o acidente não fosse pior”. 

Tico Kuzma (PSD) parabenizou o trabalho da Rede de Proteção Animal, “que veio depois fazer a remoção daquelas abelhas”. O líder do governo na CMC ainda prestou solidariedade às pessoas hospitalizadas e, assim como Rodrigo Reis, ressaltou a atuação da Saúde Ocupacional e dos brigadistas da Câmara, que prestaram atendimento às vítimas antes da chegada do Siate.

Na mesma sessão plenária, Eder Borges (PP) defendeu requerimento de sua iniciativa, de Votos de Congratulações e Aplausos, a Rodrigo Biss da Silva, cabo da Polícia Militar do Paraná, pelo "êxito na abordagem policial em que evitou mais um homicídio por crime passional" (077.00793.2023). "Parabenizo este cabo da Polícia Militar por cumprir o seu dever", disse o autor. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques