Tribuna Livre traz especialista para discutir impacto das aulas presenciais na pandemia

por Higor Paulino*, especial para a CMC — publicado 10/03/2021 09h56, última modificação 10/03/2021 09h56
O especialista convidado é o biólogo Lucas Ferrante, mestre em biologia e doutorando na área pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Tribuna Livre traz especialista para discutir impacto das aulas presenciais na pandemia

Volta às aulas é o tema da Tribuna Livre na Câmara de Curitiba. (Foto: Michelle Stival/CMC)

O impacto da volta às aulas presenciais, em meio à pandemia, nas estatísticas da saúde pública. Este é o tema em debate na Tribuna Livre desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A atividade, proposta (076.00005.2021) por Professora Josete (PT), terá como convidado o biólogo Lucas Ferrante, mestre em biologia e doutorando na área pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O especialista foi um dos responsáveis pela nota técnica do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que alertou, ainda em maio do ano passado, sobre a segunda onda de contaminações por Covid-19 no estado. Ele também é autor de artigos científicos que ligam a piora nos índices da pandemia com o retorno de atividades, como as aulas presenciais.

Na revista Nature Medicine, em agosto de 2020, o biólogo apontou que a ausência de medidas de contenção, a adoção de regulamentações mais flexíveis e a retorno dos estudantes às salas de aula seriam fatores que provocariam uma segunda onda da pandemia na cidade de Manaus. O tema é considerado um “assunto super atual em Curitiba” pela vereadora Professora Josete.

Já na revista Science, ele abordou a ineficácia do chamado tratamento precoce, que usa medicamentos como a cloroquina, por exemplo, para evitar as complicações do coronavírus. Ele alertou sobre os riscos do método e a necessidade de fechamento dos transportes intermunicipal e interestadual no Amazonas para frear o ritmo de contágio.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que seja aprovada a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Higor Paulino, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: José Lázaro Jr.