Tribuna Livre divulga serviço para evitar filas nas UPAs de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/04/2024 15h55, última modificação 10/04/2024 16h18
Participando da Tribuna Livre, o coordenador da Central Saúde Já disse aos vereadores de Curitiba que telefone reduz espera de horas para minutos.
Tribuna Livre divulga serviço para evitar filas nas UPAs de Curitiba

Coordenador da Central Saúde Já participou da Tribuna Livre da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Se é um problema de saúde que começou há menos de sete dias, a pessoa pode ligar para a Central Saúde Já, no telefone 3350-9000, e ter a orientação médica, com prescrição [de medicamentos], em 15 minutos”, afirmou o coordenador de enfermagem da Central Saúde Já, Jonas Souza da Silva, nesta quarta-feira (10), durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ele foi convidado pelo vereador Mauro Bobato (PP) para apresentar o trabalho da Central ao Legislativo.

Jonas da Silva comemorou que, nos últimos quatro anos, a Central Saúde Já realizou mais de 1 milhão de atendimentos, com 85% de resolutividade. Ele explicou que quem telefona para a central passa por uma triagem, feita por profissionais treinados para classificar os casos conforme o Protocolo de Manchester, sendo depois encaminhados conforme a complexidade da situação. “No último ano, realizamos 110 mil consultas médicas, uma média de 403 por dia”, informou.

Com 85 funcionários, a Central Saúde Já presta orientação sobre sintomas respiratórios, vacinação, amamentação, profilaxia pré-exposição ao HIV, atendimento ao paciente ostomizado, atualização cadastral, verificação de documentos emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tira dúvidas sobre o aplicativo da Prefeitura de Curitiba. Jonas da Silva apontou que apenas 8,6% dos casos são urgentes, classificados como laranja (6,8%) e vermelho (1,8%) no Protocolo de Manchester.

Pedindo a ajuda dos vereadores na divulgação da Central Saúde Já, Jonas da Silva agradeceu pela oportunidade de utilizar a Tribuna Livre para a prestação de contas da iniciativa, e se colocou à disposição para participar, por exemplo, da audiência pública sugerida por Mauro Bobato. “Hoje é um marco histórico para a enfermagem, que desempenha um papel essencial na saúde digital”, comemorou. Ele disse que o projeto começou no dia 12 de março de 2020, quando tivemos o primeiro caso de coronavírus na cidade, como resposta da gestão pública à busca da população por proteção e informações.

Dez vereadores fizeram perguntas ao coordenador da Central Saúde Já

O coordenador da Central Saúde Já agradeceu a Mauro Bobato e Marcelo Fachinello (Pode) pela oportunidade e respondeu a perguntas de Bruno Pessuti (Pode), Sidnei Toaldo (PRD), Alexandre Leprevost (União), João da 5 Irmãos (MDB), Indiara Barbosa (Novo), Professora Josete (PT), Rodrigo Reis (PL) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode). Concordando com Pessuti, Jonas da Silva disse que os profissionais da Central já tomam cuidado para não consumir o pacote de dados dos cidadãos, logo seria bom que as operadoras não cobrassem pelas interações via celular.

Indiara Barbosa relatou que, quando teve suspeita de covid-19, procurou a Central Saúde Já. “Usei o serviço e em 40 minutos estava com o exame agendado”, disse a vereadora, que perguntou sobre a expansão desse atendimento. Jonas da Silva respondeu que isso depende do treinamento da equipe, mas que há estudos para levar o modelo da UPA Fazendinha, onde funcionam cabines de teleconsulta, para mais unidades da cidade. Tico Kuzma (PSD) comentou que a Central, pelo volume de atendimentos, equivale a 9 UPAs físicas.

Confira todas as Tribunas Livres realizadas em 2024

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2024.