Tribuna Livre discute a importância de programas de estágio

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 02/12/2022 09h00, última modificação 02/12/2022 10h59
Espaço democrático de debates da CMC, a Tribuna Livre ocorre nas sessões de quarta-feira.
Tribuna Livre discute a importância de programas de estágio

Estágios da Câmara de Curitiba são ofertados por meio do CIEE/PR. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (7), o presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Antoninho Caron. Por proposição do vereador Mauro Ignácio (União), o convidado vai prestar contas sobre os programas de estágio e aprendizagem de jovens.

Ainda conforme o requerimento de convite à Tribuna Livre, Caron deve apresentar outras ações desenvolvidas pelo CIEE/PR (076.00040.2022). Fundada há 55 anos, a entidade possui 39 unidades operacionais, distribuídas em todas as regiões do Paraná, que atendem cerca de 24,5 mil jovens aprendizes e mais de 1,1 milhão de estudantes com o programa de estágio. Também são ofertados cursos de capacitação e programas sociais, como o “Jovem em Ação” e o “Família em Ação”.

Em dezembro de 2021, a CMC e o CIEE/PR assinaram um acordo de cooperação para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica da capital. A primeira atividade foi realizada em março passado, por meio da Escola do Legislativo. Quer estagiar na Câmara de Curitiba? Saiba mais sobre o programa no #CMCExplica.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas já abordados na Tribuna Livre em 2022.