CMC e CIEE/PR assinam convênio para capacitação via Escola do Legislativo

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 20/12/2021 17h55, última modificação 20/12/2021 18h00
Convênio assinado nesta segunda visa atender jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.
CMC e CIEE/PR assinam convênio para capacitação via Escola do Legislativo

Acordo de cooperação recíproca é assinado pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na última sessão plenária do ano, além de apresentar o relatório da gestão em 2021, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), assinou com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) um acordo de cooperação recíproca para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica da capital. O convênio atende uma demanda da entidade, que completou 54 anos em agosto passado. 

A cooperação com a CMC foi fruto de uma reunião entre a Mesa Diretora da CMC – com a participação dos vereadores Alexandre Leprevost (SD), 1º vice-presidente, Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT), respectivamente 1ª e 2ª secretárias – em que o presidente do CIEE/PR, Domingos Tarço Murta Ramalho sugeriu o convênio para a oferta destes cursos de capacitação, através da Escola do Legislativo. 

“Vejo que frutificou aquela visita. [...] No dia de hoje, estamos assinando esse convênio. O CIEE é uma instituição sem fins lucrativos, de assistência social e, inclusive, reconhecida pela Câmara de Vereadores de Curitiba. Ao longo de seus 54 anos faz um trabalho muito importante, de fazer a inclusão de jovens no mundo do trabalho. Já são 1,5 milhão de jovens, a maioria deles em situação de vulnerabilidade, que foram levados ao mercado de trabalho atráves do CIEE”, destacou Murta, durante a assinatura do convênio. 

Segundo o presidente da Câmara, o termo de cooperação possibilitará a oferta de aulas com dicas para entrevistas e de comunicação para o mercado de trabalho; de matemática básica, educação financeira, e informática básica e intermediária; além de noções de autoconhecimento, orientações sobre serviços administrativos, atitudes comportamentais, empregabilidade e atendimento ao cliente. A carga horária total da capacitação será de 100 horas. 

“No Brasil temos hoje cerca de 13,5 milhões de desempregados, a maioria deles são jovens, que precisam urgentemente se capacitarem para o mercado de trabalho”, finalizou o presidente do CIEE/PR. Além de Domingos Murta, também acompanhou a sessão plenária, o conselheiro da instituição e ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti; e o presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Fontana. 

CIEE/PR
O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná é o órgão parceiro do Legislativo em seu programa de estágios, que atualmente oferta cerca de 150 vagas nos setores administrativo e parlamentar. Em 14 de agosto, comemorou 54 anos de fundação. Neste período, a instituição sem fins lucrativos já beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas em suas mais diversas ações, notadamente nos programas de estágio e de aprendizagem.