Na despedida de “ano difícil”, vereadores frisam ações contra a pandemia

por Fernanda Foggiato — publicado 20/12/2021 17h45, última modificação 20/12/2021 17h52
Balanços dos mandatos parlamentares foram marcados por agradecimentos e reflexões sobre a pandemia da covid-19. O Legislativo terá recesso a partir desta terça (21) e reabrirá à população no dia 3 de janeiro.
Na despedida de “ano difícil”, vereadores frisam ações contra a pandemia

A sessão plenária desta segunda-feira (20) foi a última de 2021, o primeiro ano da 18ª legislatura da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Para os vereadores da capital, 2021 foi um ano difícil em função das mortes e reflexos da pandemia à população, mas de esperança em função da vacina contra a covid-19, de muito trabalho e de aprendizados. A sessão plenária desta segunda-feira (20), a última do ano, foi marcada pelas prestações de contas à sociedade e mensagens para o próximo ano – além dos mandatos, a Mesa Diretora, a Procuradoria da Mulher (ProMulher) e as comissões apresentaram balanços das atividades.

As falas também foram marcadas por agradecimentos, em especial aos demais vereadores, às equipes dos mandatos e a servidores da Casa, sem serem deixados de lado os funcionários terceirizados da limpeza e da segurança, por exemplo, essenciais para a manutenção do Legislativo. “Todos fazem parte da engrenagem da Câmara Municipal”, pontuou o presidente Tico Kuzma (Pros).

Antes de encerrar o segundo período legislativo de 2021, ele ainda destacou o trabalho de todos os vereadores: “O que todos esperam é melhorar a vida da população”. Mais cedo, na apresentação, em nome da Mesa Diretora, do relatório de atividades de 2021, que compila os dados em diferentes áreas, Kuzma ressaltou a interlocução com o Executivo.

A segunda-secretária, Professora Josete (PT), citou as diferenças políticas entre os membros da Mesa Diretora, mas o bom entendimento entre eles, para o fortalecimento da CMC: “Fizemos um trabalho tentando manter o diálogo”. Para 2022, avaliou, é necessário manter os cuidados contra a covid-19, em especial a vacinação, para que Curitiba não enfrente novos picos de transmissão. A vereadora ainda falou de pautas da oposição e de debates da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, da qual é presidente.

[Quero] desejar um ótimo Natal a todos os vereadores, servidores e à população de Curitiba. Agradecer à base de apoio pela força que me deu, ao longo do ano todo, na discussão dos projetos, pelo avanço de políticas públicas para a cidade, saudou o líder da maioria, Pier Petruzziello (PTB). “Reconheço o bom debate da oposição. […] esse ano foi de superação para todos nós, e acredito que podemos voltar ainda mais fortes em 2022.”

“Os números já foram apresentados. Foi um ano rico em termos de discussões, em termos de reuniões, em termos de sessões. Acho que todos conseguimos crescer nesse sentido”, refletiu Herivelto Oliveira (Cidadania), o primeiro vereador a usar o espaço das lideranças partidárias. Em 2022, antecipou ele a ideia é retomar o debate sobre a tarifa zero” no transporte coletivo da capital.

Dalton Borba (PDT) afirmou que o ano foi de muito “amadurecimento político” e “muitas reflexões”, trazendo a expectativa de novos debates em 2022. Ele agradeceu a Kuzma pela condução democrática dos trabalhos, “permitindo um amplo debate, a divulgação de nossos argumentos, nossos fundamentos. E quem ganha com isso, sem dúvida, é a população”. O PDT esteve aqui, este ano, defendendo aquilo que acredita. […] nunca entramos em um debate radical, apenas pelo jogo da vitória”, concluiu.

O Jornalista Márcio Barros (PSD) salientou as atividades da Frente Parlamentar de Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo, da qual é presidente. O grupo foi instituído, em agosto passado, para mitigar impactos da pandemia. “Que 2022 seja um ano tão produtivo quanto este que encerramos agora”, desejou. Vice-presidente da frente parlamentar, Marcelo Fachinello (PSC) lembrou também do ano “muito duro”, principalmente no primeiro semestre, e de “muito trabalho” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em prol da vacinação e pela recuperação econômica, em especial no segmento esportivo.

A vacina, avaliou Nori Seto (PP), trouxe esperança ao segundo ano de pandemia, com a redução do número de casos ativos e de óbitos. “Nos permite sonhar com um 2022 melhor”, indicou. Para o líder do bloco Pros-Republicanos, Osias Moraes (Republicanos), “fica para um aprendizado, que todos nós precisamos nos unir contra esse mal que assola nossa população mundialmente”. Citando desafios e aprendizados do primeiro ano de mandato, Indiara Barbosa (Novo) elogiou a Mesa pela “gestão eficiente, moderna e democrática”.

Pela liderança do Podemos-PSL, Mauro Bobato (Pode) falou do começo da 1 legislatura, cujo índice de renovação foi de 47%. A convivência com vereadores e servidores, para ele, “foi e está sendo um eterno aprendizado, e vamos evoluir”. Lembrando da chegada ao Legislativo, João da 5 Irmãos (PSL) reforçou as principais bandeiras do mandato, na assistência social e no esporte, além de homenagear as vidas perdidas na pandemia.

Noemia Rocha (MDB) destacou a parceria com Salles da Fazendinha (DC), com quem forma bloco parlamentar na CMC. “Foi um ano complicado. Eu passei pela covid, depois perdi minha mãe”, continuou Salles. “Para mim foi um ano difícil e eu tenho uma gratidão enorme”, disse Serginho do Posto (DEM), agradecendo a todos que oraram por sua recuperação da covid-19. “Quero desejar um Feliz Natal a todos. Não tem dinheiro que pague a gente poder estar em família. […] O Serginho passou [pela covid], assim como outros passaram, venceram com louvor, porque foi um ano com muitas dificuldades ainda”, completou Ezequias Barros (PMB).

Além dos balanços de mandatos e da Mesa Diretora, a Procuradoria da Mulher (ProMulher) e as comissões apresentaram balanços de suas atividades em 2021 (que serão publicados a partir de 3 de janeiro, após o recesso). As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.