Câmara homenageia servidores públicos pelos serviços prestados

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 20/12/2021 17h15, última modificação 20/12/2021 17h15
A servidora da CMC, Luciane Pereira, que se aposenta em 2022, trabalhava na Diretoria de Cerimonial. Além dela, outros servidores da Câmara, do município e do Estado também foram homenageados.
Câmara homenageia servidores públicos pelos serviços prestados

Luciane trabalhou na CMC por mais de 36 anos, sendo responsável por grandes projetos dentro da Casa, em diferentes áreas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A última sessão plenária ordinária na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), de 2021, contou com diversas homenagens para cidadãos e servidores do município. Entre elas está a homenagem à Luciane de Fátima Pereira, servidora da Câmara há 36 anos, e que trabalha na Diretoria de Cerimonial desde 1999.

“Formada em engenharia civil, a mais nova aposentada contribuiu para diversos projetos dentro da CMC. Um de seus maiores destaques é o Livro das Legislaturas, que conta a história da Câmara e todas suas legislaturas até hoje”, explicou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros).

“A sua presença e o seu toque estão espalhados nas vidas de todos os colegas que compartilharam com você estes mais de 13 mil dias que você dedicou da sua vida para ensinar, ajudar, compartilhar, dividir e somar”, afirmou Valéria Nogueira, colega de cerimonial de Luciane, que fez o discurso de homenagem.

“Você é parte da história da Câmara e faz parte de tantas outras história, das nove Legislaturas que passaram por você. Porque as Legislaturas passaram, mas você ficou, para nossa sorte”, completou Nogueira, agradecendo à Luciane e desejando felicidades para a próxima fase da vida da aposentada.

Além de Luciane, outra servidora que está se aposentando na Casa é Cleusa Regina da Costa, que também recebeu uma homenagem durante a sessão. Trabalhando na Câmara desde 1995, seu último cargo na CMC foi como auxiliar de serviços. Mesmo que a servidora não estivesse presente na sessão, Tico Kuzma registrou a homenagem e Cleusa foi aplaudida por todos os vereadores.

Outras homenagens
Além das servidoras recém aposentadas, outros funcionários públicos foram homenageados pelos vereadores nesta segunda-feira. Alexandre Leprevost (Solidariedade) entregou votos de congratulações e aplausos para Eugenio Carlos Baptista Júnior e Edson Ferraz Evaristo de Paula, ambos servidores públicos. Eugenio Baptista é servidor estadual da Paraná Previdência, atuando como supervisor de atendimento desde 2005 (077.00386.2021).

“A homenagem se dá em razão aos relevantes serviços prestados à Paraná Previdência, pelo respeito e atenção com todos os aposentados e pensionistas da instituição, principalmente pela presteza, atenção e a forma humana que desempenhou seu papel neste difícil momento da pandemia”, explicou Alexandre Leprevost.

O vereador também concedeu votos a outro servidor, esse municipal, o sr. Edson Ferraz. Atualmente é diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é um dos maiores profissionais de zootecnia do município. Está à frente de serviços não apenas ao nosso Zoológico Municipal, mas também no apoio ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre, que trabalha com o acolhimento da fauna silvestre vitimada (077.00387.2021).

“Edson também atua com muita veemência na política contra maus tratos aos animais e no programa de castração gratuita de cães e gatos, que é referência para o país, sendo Curitiba um exemplo nesse sentido, com um dos maiores programas de castração gratuita de cães e gatos do país, além de toda a organização da Rede junto aos protetores e ONGs”, contou Leprevost.

Sidnei Toaldo (Patriota) também entregou votos de congratulações e aplausos a José Eronides dos Santos, pelas suas atividades junto à comunidade (077.00346.2021).

“José possui um vasto currículo para atender a população com seu trabalho, a fim de representar a comunidade em diversas áreas. Foi fundador e é atual vice-presidente da Associação de Moradores Camponesa II, no Orleans; membro do Conselho Fiscal do Clube União Nova Orleans e do Conselho Local de Saúde da unidade de saúde do Orleans, tendo sido vice-presidente e atualmente o presidente do Conselho. Na sua trajetória também foi comerciante e proprietário do armazém São José, depois Mercado São José, além de ter sido membro da APMF da escola estadual Domingos Zanlorenzi, no Campo Comprido, nos anos 1980”, contou Toaldo sobre o homenageado.

Voto aprovado
Ainda foi aprovada na sessão a proposição de Mauro Ignácio (DEM), que concede votos de congratulações e aplausos à Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Veneza (Amave), pelos 10 anos de fundação (077.00421.2021).

Localizada no bairro Santa Felicidade, a Amave foi fundada em novembro de 2011, e deu início a suas atividades em janeiro de 2012, com a posse de sua diretoria, com a união de voluntários determinados a reviver uma associação de moradores que a região precisava, ocupando o espaço deixado vazio com a dissolução da antiga associação.

A entidade promoveu ações sociais, shows, aulas diversas, encontros da melhor idade, festas do dia das crianças, de Páscoa e de Natal, feiras e bazares promovidos com doações da Casa China e outras parcerias. Além das atividades sociais, ações ambientais também foram desenvolvidas pelo grupo de voluntários, como o Projeto de Despoluição Conservação do Rio Uvu.

“Eles têm atividades para jovens, adultos, crianças, melhor idade. Participam das mobilizações, de audiências públicas, ações comunitárias, ou seja, viraram referência para Curitiba. Estão sempre interagindo com a população, com seu entorno ali na região de Santa Felicidade. Parabéns Amave, Feliz Natal e um bom 2022 a todos”, finalizou Mauro Ignácio em sua fala, parabenizando a associação.

Confira todos os prêmios e homenagens que podem ser concedidos pela CMC, assim como os que já foram entregues em 2021.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Filipi Oliveira