CMC recebe primeiro curso em parceria com o CIEE

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 30/03/2022 17h45, última modificação 01/02/2023 10h51
Cerca de 30 jovens participaram do curso sobre “Serviços Administrativos” no auditório do anexo II da Câmara.
CMC recebe primeiro curso em parceria com o CIEE

O curso aconteceu na Câmara de Vereadores, com objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (30) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sediou o curso sobre “Serviços Administrativos”, fruto da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR). Visando capacitar e preparar jovens para o mercado de trabalho, o curso foi ministrado pela professora e coach, Marlene Blanc.

O objetivo é para o ser humano né, que é a capacitação, essa motivação, o treinamento, é muito importante. Que mais pessoas tenham acesso, com mais condições de se preparar para o mercado de trabalho e conseguir melhores oportunidades através da capacitação”, afirmou a palestrante do CIEE.

O curso é o primeiro a ser realizado após a parceria entre a Câmara e o CIEE ter sido firmada, em dezembro de 2021 (leia mais). O convênio foi feito através da Escola do Legislativo, que deve promover mais atividades que buscam a capacitação de jovens, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social.

>>> Confira todas as fotos

Vivemos num período de retração da atividade econômica e de desemprego. Passada a pior fase da pandemia, preparar os jovens para o mercado de trabalho é uma tarefa fundamental para a conquista de um posto de trabalho, num mercado cada vez mais competitivo. A CMC e CIEE estabeleceram essa parceria com esse objetivo”, explicou Carlos Barbosa, diretor da Escola do Legislativo.

O curso de Serviços Administrativos disponibilizou vagas tanto através do portal do CIEE quanto pela Fundação de Ação Social (FAS), pelo portal da prefeitura Aprendere. Embora ambas tivessem a inscrição gratuita, as vagas da FAS possuíam foco para jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica.

Eu vim para obter experiências, buscar mais oportunidades. Vim por recomendações, dos meus professores, minha família, meus primos faziam alguns cursos também. É bem interessante, são poucos os que dão cursos de graça, assim o CIEE é bem bom”, contou Ellen Ribeiro, de 15 anos, que participou do curso.

A estudante de direito, Sarah Flórido, também compartilhou sua opinião sobre o curso: “Ajuda muito o estudante a se inserir no mercado de trabalho, independente da área, porque é um curso muito geral. Você acaba utilizando isso para tudo, tudo o que foi falado você utiliza para a vida. Depois de um pouco mais de experiência você percebe, mas é muito bom também pra quem está começando”.

O evento contou com a participação de cerca de 30 jovens, servidores da CMC e os presidentes, tanto do CIEE - Domingos Tarço Murta Ramalho, que elogiou o trabalho da Casa - quanto da Câmara de Vereadores. O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros) afirmou: “Essa parceria [com o CIEE] cumpre uma das funções de aproximar a Câmara da comunidade. Aqui no Legislativo trabalhamos para que a cidade esteja organizada, para que os serviços públicos funcionem e cheguem para aqueles que mais precisam”.

Esse é o primeiro passo para alavancar esse convênio da Escola do Legislativo, e termos mais cursos que são relevantes, principalmente neste momento de desemprego que vivemos, onde a capacitação é fundamental para se inserir no mercado de trabalho”, reforçou a segunda-secretária da CMC, Professora Josete (PT).

O curso foi das 14h às 18h, se encerrando com uma visita ao plenário do Palácio Rio Branco, onde os participantes receberam seus certificados. Além dos presidentes das instituições e da vereadora Professora Josete, acompanharam também o evento a diretora-geral da Casa, Jussana Marques, e a diretora do setor de Recursos Humanos (RH), Amanda Moreno.

Já existem planos para outros cursos de capacitação em parceria com o CIEE, que podem acontecer tanto na Câmara quanto na sede do Centro de Integração. 

CIEE/PR
O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná é o órgão parceiro do Legislativo em seu programa de estágios, que atualmente oferta cerca de 150 vagas nos setores administrativo e parlamentar. Em agosto, comemora 55 anos de fundação. Neste período, a instituição sem fins lucrativos já beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas em suas mais diversas ações, notadamente nos programas de estágio e de aprendizagem.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva