Tribuna Livre debate a empregabilidade da pessoa com deficiência

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 21/10/2022 11h00, última modificação 20/10/2022 17h33
O espaço democrático de debates da CMC recebe a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional.
Tribuna Livre debate a empregabilidade da pessoa com deficiência

Segundo o Caged, cerca de 20% dos postos de trabalho fechados no Brasil, em 2020, eram de PcDs. (Foto: Arquivo/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre da sessão desta quarta-feira (26), o diretor executivo da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), Anderson Sakuma. Por proposição do vereador Denian Couto (Pode), o convidado vai falar sobre a empregabilidade da pessoa com deficiência (PcD).

A Fepe é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que atua nas áreas da saúde, educação e prevenção. Dentre outros projetos, atua na habilitação e reabilitação da PcD, com ações relacionadas à profissionalização, cultura, arte, lazer e esporte. As ações visam preparar a pessoa com deficiência para a vida independente, na perspectiva tanto das atividades da vida diária quanto do trabalho.

A questão da empregabilidade é assunto da mais alta importância em nossa sociedade. Quando envolve a pessoa com deficiência passa a ter caráter de direito fundamental protegido nos moldes de nossa Constituição”, justifica Denian Couto, autor do requerimento da Tribuna Livre (076.00036.2022). “A vida digna é um direito de todos, albergado pelo princípio da dignidade da pessoa humana. Portanto, o tema é da mais alta relevância e que impõe atuação prioritária de todos.”

Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e agosto de 2020, cerca de 849 mil postos de trabalho foram fechados no Brasil. Desse número, 20% - ou seja, 171,6 mil - eram ocupados por pessoas com deficiência.

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas já abordados na Tribuna Livre em 2022. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão de estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba