Tribuna Livre da CMC recebeu 25 debates sobre a cidade

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 30/01/2023 16h25, última modificação 30/01/2023 16h32
Convidados da saúde lideraram as falas no espaço democrático de debates da Câmara de Vereadores.
Tribuna Livre da CMC recebeu 25 debates sobre a cidade

Vereadores e representantes da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional após Tribuna Livre, em outubro passado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, no ano passado, 25 Tribunas Livres. Apesar de reunir demandas de diferentes segmentos, a saúde foi tema de sete das agendas com a sociedade civil no espaço democrático de debates do Legislativo. Ou seja, o equivalente a 28% do total atividades sugeridas pelos vereadores.

Logo na primeira Tribuna Livre de 2022, realizada em 16 de fevereiro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie prestou contas e apresentou novos projetos da instituição. Em abril, foi a vez da bióloga Kelly de Oliveira Germano, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alertar ao combate à dengue. No mês seguinte, a pauta foi sobre a prevenção das doenças renais, com a fala da diretora executiva da Fundação Pró-Renal, Anelise Marcolin.

Ainda na área da saúde, a Tribuna Livre recebeu, no primeiro semestre do ano passado, debates sobre método pioneiro para preservar a fertilidade de mulheres com câncer pélvico, com o médico Reitan Ribeiro, e os 60 anos da regulamentação da psicologia, com a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Renata Campos Mendonça.

No semestre passado, foram discutidos o aumento de casos de esporotricose (micose causada por um fungo) em gatos, tendo como oradora a médica veterinária Bruna Andrade Silva, do Instituto Fica Comigo, e as atividades desenvolvidas pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, com a fala do diretor-geral da entidade, Rogério Kuntz.

As seguintes áreas foram tema, cada uma, de quatro Tribunas Livres da CMC: educação, mercado e políticas públicas. Destaca-se, por exemplo, a apresentação, em outubro passado, do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), que prepara alunos e funcionários de escolas públicas e privadas para agir em situações de emergência, como acidentes, incêndios, inundações e até tiroteios. A apresentação foi feita pelos secretários municipais da Educação e da Defesa Social e Trânsito, respectivamente Maria Sílvia Bacila e coronel Péricles de Matos, além do coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro. 

As Tribunas Livres, em 2022, também trataram da inclusão das pessoas idosa, com a apresentação, em novembro, do trabalho desenvolvido pela pastoral homônima em Curitiba, e com deficiência (PcD), como a discussão, em março, alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Na área da segurança pública, foram realizados dois debates, sendo que o convidado, na atividade de agosto passado, foi o delegado Luiz Carlos de Oliveira, responsável pela Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná.  

Tribuna Livre
A Tribuna Livre serve como espaço para apresentação de temas sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade ou representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar todos os temas abordados na Tribuna Livre ao longo de 2022.