Tour Virtual: conheça o Palácio Rio Branco sem sair de casa

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 28/04/2023 09h00, última modificação 28/04/2023 13h15
Lançada em novembro de 2022, a ferramenta é um verdadeiro passeio online pelas dependências do Legislativo.
Tour Virtual: conheça o Palácio Rio Branco sem sair de casa

O Tour Virtual pode ser acessado direto do site da CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

“A Câmara de Vereadores fica no Centro Cívico!”. É muito comum quem mora em Curitiba falar, com convicção, que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fica perto do Palácio 29 de Março, que é a sede da prefeitura, e do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Muitos chegam até a confundir a CMC com a Assembleia Legislativa, mas o Palácio Rio Branco está no centro da cidade e dá para conhecê-lo sem sair de casa, através do Tour Virtual 360º.

Quem nunca visitou o Legislativo pode passear pelos corredores e até entrar no gabinete de um vereador no passeio online. Para isso, só precisa de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. A ferramenta interativa foi lançada pela Câmara em novembro do ano passado, com o objetivo de aproximar a CMC da população: qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, pode entrar nas dependências do Legislativo e a distância é apenas a de um clique.

O Tour Virtual possibilita ao cidadão ou à cidadã conhecer a história da Câmara Municipal. Também serve como ferramenta de educação política e cidadania para as instituições de ensino, públicas e privadas. Isto porque, nesse passeio, é possível conhecer detalhes de três dos cinco prédios do Legislativo curitibano: o Palácio Rio Branco, onde fica o plenário; o Anexo 1, onde estão gabinetes parlamentares e o da Presidência; e o Anexo 2, onde também há gabinetes, o auditório e a Galeria das Vereadoras.

No Palácio, por exemplo, o visitante
conhece detalhes do plenário, onde ocorrem as sessões plenárias e as sessões solenes, da Sala dos Vereadores e da Galeria de Presidentes – que fica na Sala Ernesto Guaita e também está disponível no site do Legislativo. Pode ver ainda, com detalhes, a Tribuna Bento Munhoz da Rocha – de onde se tem a vista de quem discursa ali – e um painel pessoal de um parlamentar, no qual é feito o registro dos votos e as inscrições para debates. No andar de cima, é possível conhecer as galerias, com móveis históricos e até um documento digitalizado do primeiro ato legislativo de Curitiba como capital da Província do Paraná, datado de 1853.

No Anexo 1, o Tour possibilita a visita ao espaço da Diretoria das Comissões, onde está a Sala das Comissões, local das reuniões dos colegiados permanentes e temporários da CMC, como a Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero. No Gabinete da Presidência, o visitante pode conhecer com mais detalhes os quadros emoldurados neste local. Já no Anexo 2, um passeio pelos corredores pode levar a um gabinete parlamentar, ao auditório onde são realizadas as audiências pública da CMC e à Galeria das Vereadoras.

No passeio, ainda
é possível percorrer pontos de destaque da Praça Eufrásio Correia, espaço público que hoje se confunde com as instalações parlamentares. Lá, Tour Virtual é ainda mais nostálgico, ao conhecer detalhes sobre monumentos e até de árvores centenárias. Outro destaque da ferramenta é a visão geral e aérea, da praça e da CMC com todas as suas instalações. As imagens foram feitas com uso de drone. Tanto na visita à praça centenária quanto em outros espaços especiais, como as galerias e o Anexo 3, por exemplo, há links dentro do Tour que podem direcionar o internauta para páginas específicas no site do Legislativo.



Pré-estreia

Antes do lançamento oficial do Tour Virtual 360º, aos vereadores e à população em geral, a Diretoria de Comunicação fez uma pré-estreia do passeio online na Escola Municipal CEI Belmiro César, no bairro Fanny. Cerca de 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram contato com a ferramenta e aprenderam a navegar pelos espaços da Câmara Municipal. Os alunos também fizeram o passeio virtual através de tablets e notebooks e tiveram ainda uma experiência imersiva com um óculos de realidade virtual.