Com Tour Virtual 360º, população pode conhecer a CMC sem sair de casa

por Alex Gruba e Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 07/11/2022 15h24, última modificação 07/11/2022 15h24
Passeio online pelas dependências do Legislativo foi lançado hoje, em plenário.
Com Tour Virtual 360º, população pode conhecer a CMC sem sair de casa

O link para acesso para o Tour Virtual 360° está disponível no site da CMC, na seção Institucional. (Arte: Emily Curbani/CMC)

Quem nunca visitou a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) agora terá a oportunidade de passear pelo Palácio Rio Branco ou até mesmo entrar dentro de um gabinete parlamentar sem sair de casa. É que a partir desta segunda-feira (07), quem mora na capital ou em qualquer outro canto do mundo poderá fazer uma visita online às dependências do Legislativo, e sem agendamento. Com um aparelho com conexão à internet, seja celular, tablet ou computador, qualquer pessoa pode acessar nosso Tour Virtual 360º. Lançada em plenário hoje, a ferramenta foi apresentada em primeira mão para alunos da Escola Municipal Belmiro César, no bairro Fanny. 

O objetivo do Tour é aproximar a CMC da população. O serviço foi prestado pela empresa C.P. Macedo Serviços Fotográficos, e o custo total foi de R$ 5,8 mil. A produção das imagens em 360º e a montagem do site foram feitas pela contratada, sob a coordenação da Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Legislativo, que produziu textos, áudios, organizou fotos de acervos históricos e links para ilustrar o passeio online. 

A nova plataforma vai possibilitar com que o cidadão ou cidadã entre no Palácio Rio Branco, conheça a história da CMC, o gabinete de um vereador e até mesmo a Sala da Presidência. “Hoje é lançado este Tour Virtual, que é uma ferramenta de interação com a sociedade e serve como ferramenta educativa nas escolas, de cidadania, que será utilizada pela Escola do Legislativo e também pode ser utilizada pelos vereadores. Os professoras, nas escolas, poderão falar sobre a história da Câmara Municipal [para os alunos]. É uma ferramenta importante que vai aproximar a CMC das pessoas”, comemorou o presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros). 

Foi um projeto em que o time da Comunicação trabalhou muito. Apesar de contratarmos uma empresa para fazer toda a captação [das imagens], toda parte da pesquisa, definição de espaços que seriam fotografados, redação de textos, fazer a narração, tudo isso ficou a cargo da Comunicação. […] O time é realmente um dos mais comprometidos e sérios que eu já trabalhei na minha vida, em 12 anos de gestão. São servidores que amam esta Casa, trabalham com total isonomia, que pensam em como trabalhar com transparência e colocar para fora da CMC todo o trabalho que é feito aqui dentro”, disse a diretora de Comunicação Social, Patricia Tressoldi. 

O Tour Virtual também foi elogiado por Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Professora Josete (PT), respectivamente, vice-presidente e 2ª secretária da CMC. 

Como é o Tour
No Tour Virtual 360° da Câmara de Curitiba é possível conhecer detalhes dos três principais prédios do Legislativo curitibano: o Palácio Rio Branco, onde fica o plenário; o Anexo 1, onde estão gabinetes parlamentares e o da Presidência; e o Anexo 2, onde também há gabinetes, o auditório e a Galeria das Vereadoras. No passeio, ainda é possível identificar onde ficam os Anexos 3 e 4 e percorrer pontos de destaque da Praça Eufrásio Correia, espaço público que hoje se confunde com as instalações parlamentares. Outro destaque é a visão geral, aérea, da praça e da CMC com todas as suas instalações. As imagens foram feitas com uso de drone. 

Ainda é possível, sem sair de casa, passear internamente no Palácio Rio Branco e nos Anexos 1 e 2. No Palácio, por exemplo, o visitante vai conhecer onde ocorrem as sessões plenárias e sessões solenes, a Sala dos Vereadores e a Galeria de Presidentes – que fica na Sala Ernesto Guaita e também está disponível no site do Legislativo. Pode ver com detalhes a Tribuna Bento Munhoz da Rocha – para ter a ter a vista de quem discursa ali – e um painel pessoal de um parlamentar, no qual é feito o registro dos votos e as inscrições para debates.

No Anexo 1, o Tour Virtual possibilita a visita ao espaço da Diretoria das Comissões e, também, ao Gabinete da Presidência, com possibilidade para conhecer com mais detalhes os quadros emoldurados neste local. no Anexo 2, o visitante pode percorrer um gabinete parlamentar, o auditório e a Galeria das Vereadoras. E na visita à Praça Eufrásio Correia, o passeio é ainda mais nostálgico, ao conhecer detalhes sobre monumentos e até de árvores centenárias - quem acessar o Tour pode acessar informações históricas do local. Em espaços especiais, como as galerias e o Anexo 3, por exemplo, há links que podem direcionar o internauta para páginas específicas no site do Legislativo.

Pré-estreia
Antes de ser lançado em plenário, aos vereadores e à população em geral, a Diretoria de Comunicação fez uma pré-estreia do Tour Virtual na Escola Municipal CEI Belmiro César, que fica no Fanny. Cerca de 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental foram orientados sobre como funciona o Legislativo e qual a função dos vereadores. Na sequência, foram apresentados à ferramenta e aprenderam a navegar pelos espaços da Câmara Municipal.

Enquanto a explicação acontecia, os alunos também fizeram o passeio virtual através de tablets, notebooks, e tiveram ainda uma experiência imersiva com um óculos de realidade virtual. Vitor Gabriel de Souza, de 11 anos, falou em nome da turma, destacando a oportunidade de conhecer o Legislativo, sem sair da sala de aula. “Foi muito legal. Porque é bem bonito ver um lugar que você nunca foi, e ter a chance de ir [lá] pelo menos no mundo virtual. […] Deu muita vontade de ver de pertinho, olhando pelas imagens, porque tem muita coisa para ver”, disse.