Tico Kuzma é o novo líder do governo na Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/02/2023 14h30, última modificação 24/02/2023 10h05
Bruno Pessuti e Sabino Picolo serão os vice-líderes; Petruzziello tinha anunciado saída na semana passada.
Tico Kuzma é o novo líder do governo na Câmara de Curitiba

Vereador Tico Kuzma foi o presidente da CMC de 2021 a 2022. Agora, assume a liderança do governo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O vereador Tico Kuzma (Solidariedade) assume a liderança do governo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a partir desta semana, substituindo Pier Petruzziello (PP), que desempenhou a função nos últimos seis anos. Kuzma terá Bruno Pessuti (Pode) e Sabino Picolo (União), respectivamente, na primeira e segunda vice-lideranças. “É uma honra ser escolhido pelo prefeito Rafael Greca para ser o seu porta-voz dentro da CMC, ainda mais por esta escolha ocorrer no ano em que celebramos os 330 anos de fundação de Curitiba. Agradeço a ele e ao vice-prefeito Eduardo Pimentel pela confiança”, confirmou Kuzma, nesta quinta (23).

“A conduta deste prefeito e do nosso governo, que tem como premissa o diálogo e as relações construtivas e respeitosas entre o Executivo e o Legislativo, será refletida e representada através da atuação dessa liderança”, afirma Greca, no documento enviado ao Legislativo informando a mudança no cargo. O anúncio da nova liderança foi feito ontem (24), pela Prefeitura de Curitiba, por meio do portal de notícias oficiais. Na semana anterior, pelo Twitter, Petruzziello tinha adiantado que deixaria a liderança para se concentrar nas atividades do seu mandato. “Saio com a consciência do dever cumprido”, disse.

Além do direito à orientação de voto das bancadas, as lideranças têm papel fundamental na condução dos trabalhos parlamentares, pois somente quando há acordo entre elas as regras do Regimento Interno podem ser flexibilizadas. Após a eleição da Mesa Diretora e a posse dos suplentes, no início do mês, as forças políticas da CMC se dividiram em nove blocos parlamentares, sendo que a maior bancada, do União Brasil, será liderada por Serginho do Posto (União). Formalmente, apenas PT e PV estão na bancada de oposição, cuja liderança é da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT).

“Momento importante”
Tico Kuzma avaliou que a liderança do governo na CMC terá como meta a efetivação do plano de investimentos da Prefeitura de Curitiba. “É um momento importante, pois a prefeitura trabalha para tirar obras estruturantes do papel, que precisam muito do apoio da CMC, como o Bairro Novo da Caximba, que vai transformar uma região da cidade, com moradia digna para milhares de curitibanos. Tem também a conclusão da Linha Verde, com o início das obras do alargamento do viaduto do Tarumã, e a implantação do Ligeirão Leste-Oeste. Isso só para citar algumas”, disse o novo líder à reportagem.

“Temos uma base de sustentação sólida e unida, com vereadores e vereadoras qualificados, com pluralidade de pensamentos e engajados para o desenvolvimento de Curitiba. A prefeitura já faz um ótimo trabalho de atendimento aos vereadores, que sempre têm as secretarias de portas abertas para tirar as dúvidas, fazer questionamentos e apresentar suas contribuições. Além disso, os vereadores contam sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Governo para esclarecer dúvidas ou receber sugestões em relação a projetos. Vamos trabalhar para manter esta harmonia e ajustar eventuais arestas que ainda existam”, afirmou Kuzma.

Prometendo “humildade e responsabilidade”, o líder do governo disse que buscará manter o diálogo com a sociedade, e com os vereadores independentes e de oposição, além dos membros da base. “Agradeço ao vereador Pier Petruzziello pelo tempo em que exerceu a liderança do prefeito, sempre com respeito aos demais parlamentares. Conto com o apoio de todos os vereadores para assumir esse desafio. Tenho certeza que poderei exercer a liderança com total sinergia à nova mesa diretora da Casa, representada pelo presidente Marcelo Fachinello”, concluiu Tico Kuzma, que, no biênio passado, foi o presidente da CMC.