Cidadania Honorária será entregue a George Sada, do Cena Hum

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 14/03/2023 09h00, última modificação 13/03/2023 08h25
Homenagem ao fundador do grupo teatral foi aprovada em junho de 2022.
Cidadania Honorária será entregue a George Sada, do Cena Hum

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene na próxima quinta-feira (16) para homenagear o ator e diretor George Sada, fundador do Grupo Cena Hum. Ele receberá o título de Cidadão Honorário, honraria destinada a pessoas não nascidas na capital do estado. A solenidade será às 19h30, no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Aprovada pelos vereadores em junho de 2022, a homenagem é uma iniciativa de Tico Kuzma (Pros) – conforme requerimento aprovado pelo plenário em 27 de fevereiro (061.00008.2023). O vereador, que agora é o atual líder do prefeito na CMC, também é autor da lei que concede o título à Sada (lei municipal 16.032/2022). Natural de Blumenau (SC), Jorge Ivan Sada de Almeida, o George Sada, é autor, ator, diretor, sonoplasta, maquiador de espetáculo, figurinista e cenógrafo e professor de teatro.

Graduado em Artes Cênicas e em Psicologia, ele é também professor de Interpretação da Escola de Dança do Teatro Guaíra e da École Rudra Béjart, na Suíça. Em 1995, fundou o Grupo Cena Hum, que hoje emprega 50 funcionários, com teatro, acervo de cenários e figurinos, biblioteca e cafeteria. Sada ainda tem, no seu currículo, diversas premiações, como o Troféu Gralha Azul, Medalha Nelson Rodrigues e Prêmio Excelência e Qualidade Brasil.

Na ocasião da aprovação da cidadania honorária, em primeiro turno, Tico Kuzma ressaltou que a homenagem ao fundador do Cena Hum pode ser estendida a toda a classe artística, uma das mais afetadas pela pandemia da covid-19. “A contribuição do trabalho de George Sada ao desenvolvimento das Artes e Cultura para o município de Curitiba é inegável. Formou centenas de atores e profissionais na área, além de somar mais de 10 mil espectadores todos os anos e quase mil espetáculos desde a sua criação”, disse.

Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária de Curitiba é a maior distinção que uma pessoa que não nasceu na capital do PR pode ganhar da Câmara Municipal. A honraria foi criada para agraciar personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento do Município de Curitiba na prática de fatos concretos em benefício da comunidade. Atualmente, o título é regulamento pela lei complementar municipal 109/2018.

A sessão solene que tornará George Sada cidadão honorário de Curitiba será na próxima quinta, 16 de março, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da CMC: no YouTube, no Facebook e no Twitter.