Câmara de Curitiba define ações para Semana da Mulher

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/02/2023 16h20, última modificação 24/02/2023 11h05
As atividades da “Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público” vão de 6 a 10 de março.
Câmara de Curitiba define ações para Semana da Mulher

Programação terá roda de conversa, Tribuna Livre e treinamento contra importunação sexual, dentre outras ações. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) contará com uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Organizadas pela Procuradoria da Mulher (ProMulher), as atividades começam na manhã do próximo dia 6, segunda-feira, com um ato durante a sessão plenária. Na primeira ação do evento, chamado de “Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público”, a Escola do Legislativo será batizada com o nome de Maria Olympia Carneiro Mochel, a primeira mulher eleita vereadora da capital paranaense, em 1947, aos 21 anos de idade.

Na terça-feira (7), entre as 16h e as 17h30, será realizada, no auditório do Anexo 2, a roda de conversa com o tema “Prazer Mulher”. Com foco na informação e no empoderamento feminino, o bate-papo será mediado pela procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV), e as procuradoras-adjuntas, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Noemia Rocha (MDB).

Entre as convidadas para participar da roda de conversa estão a fisioterapeuta pélvica Aline Precybilovicz, a socióloga Natalia Rivelini e as enfermeiras Juliana Chagas da Silva Mittelbach, da Marcha Mundial das Mulheres, e Jaqueline Kuitá Jacinto, líder indígena. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet, clicando aqui.

Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a primeira atividade será realizada em plenário, no espaço da Tribuna Livre. A convidada da ProMulher é a psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes. Ela atua na Defensoria Pública do Estado do Paraná e na Casa da Mulher Brasileira com demandas relacionadas à violência doméstica e familiar. Às 19h30, será a vez da tradicional sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, em que a bancada feminina indica as homenageadas da noite.

Importunação sexual
Na quinta-feira (9), das 16h às 17h30, a pauta é o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual contra a mulher nos estabelecimentos comerciais de Curitiba. O treinamento gratuito, organizado pela ProMulher, conta com o apoio de entidades do setor de bares, casas noturnas, eventos e hotelaria, como a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região (Sindehotéis).

Curitiba já conta com as leis municipais 15.590/2020 e 15.901/2021, que protegem as mulheres e trabalhadoras do setor em situação de risco de assédio. No entanto, muitos estabelecimentos têm dúvidas de como aplicá-las. Vereadora, procuradora da Mulher e médica legista, Maria Leticia será a palestrante.

“O objetivo é facilitar a vida dos donos desses empreendimentos. Sabemos que a realidade do setor é a alta rotatividade das equipes, então criamos um material com dicas bastante práticas que vão ajudar a todos”, explica ela. A palestra será realizada no auditório do Anexo 2 da CMC. Para mais informações e inscrição na atividade, clique aqui.

Na sexta-feira (10), a Boca Maldita será palco do encerramento das ações institucionais da Semana da Mulher. Uma equipe da Câmara de Curitiba estará no local, entre as 14h30 e as 17h30, para promover os serviços ofertados pela ProMulher, os quais a população pode acessar gratuitamente.